Qual o limite da pressão alta

A pressão alta é uma das patologias mais frequentes na sociedade contemporânea, com o avançar da idade as pessoas ficam cada vez mais suscetíveis ao aparecimento da hipertensão. Por causa da sua grande ocorrência,  chega a ser encarada como algo trivial e comum, mais não se engane, esse disfunção e os problemas decorrentes dele são muito sérios, como veremos a seguir.

Sintomas e tratamento de hipertensos
A hipertensão é uma doença série que se não tratada com a atenção que merece pode levar a morte.

Primeiramente, devemos intender como funciona a pressão arterial, ela está presente em todos os nossos vasos sanguíneos, é gerada pelos batimentos do coração ao bombear o sangue para o nosso corpo. Para que o sangue seja levado para toda a extensão corpórea os vasos também realiza um processo constante de relaxamento e contração. Quanto maior a quantidade de bombeamento sanguíneo por minuto mais alto é o valor da pressão exercida pelo sangue dentro das artérias, este valor pode ser caculado por um aparelho específico que gera dois números, um mínimo chamado de  diastólico e um máximo nomeado  sistólico. Essa pressão pode sofrer alterações conforme a estado físico e emocional da pessoa em um espaço de tempo muito curto.

Com o passar da idade o revestimentos dos vasos e artérias se tornam mais rígidos dificultando o bombeamento sanguíneo e aumentando gradativamente o risco de aparecimento dessas e de outras doenças cardiovasculares, contudo, fatores genéticos e maus hábitos podem ser atenuantes para o aforamento da patologia. Os estudos mais recentes afirmam que a maior absorção de sal contribui para o acelerar da doença, isso por que o sal age nas paredes arteriais diminuindo sua capacidade de vasodilatação, além de forçar o rins a absorver mais líquido para dilui-lo  aumentando o volume do sangue no sistema cardiovascular. Outros fatores como obesidade, tabagismo, alcoolismo, uso de anticoncepcionais e  sedentarismo também são fatores de risco.

Existe uma categoria que os cardiologistas costumam nomear de pré-hipertensão, seria a pressão alta considerada normal, estando a máxima entre 120 e 139 mmHg e a mínima entre 80 e 89 mm Hg. Contudo, não podemos dizer que está seja uma zona de conforto, isso porque a maioria dos pesquisas apontam que indivíduos com essa pressão tem até 70% a mais de chances de ser vitimado por um AVC, além de estar mais propenso as doenças conhecidamente associadas aos hipertensos, doenças renais, ataques cardíacos (infartos), lesões na retina, entre outras.

Algumas medidas podem ajudar a manter sua pressão sob controle, cheque a pressão de forma frequente, como exercícios físicos, manter o peso, ter uma alimentação balanceada, diminuir o consumo de sal, maneirar com as bebidas alcoólicas, evite o stress e tenha tempo para aproveitar as coisas boas da vida com quem você gosta. Siga a risca a recomendações do seu médico, tendo disciplina e atenção com as nuances do seu corpo, nunca os negligenciando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.