Qual o cargo inicial na carreira da magistratura

A carreira de magistratura tem sido uma das mais almejadas pelas pessoas que opam pela área de Direito. Em primeiro caso, é preciso realizar o curso de graduação que dura em média cinco anos, onde o estudante poderá conhecer e se aperfeiçoar nas importantes disciplinas como direito constitucional, tributário, administrativo, penal, civil, direito do trabalho, criminologia, legislação e uma série de áreas diversas.

Os bacharéis em direito podem atuar em alguns cargos públicos e também lecionar em faculdades e cursos preparatórios, caso queiram. Para seguir a carreira de advocacia, de acordo com a Lei, é necessário que o bacharel faça aprova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que serve como um processo seletivo onde se avalia as pessoas capacitadas para exercer corretamente a função. Advogar significa aconselhar de maneira jurídica, em diferentes áreas.

O cargo de  juiz substituo inicia a carreira de magistratura.
Bom salário, estabilidade e reconhecimento são algumas das vantagens que se tem no cargo de juiz substituto.

Ao optar por seguir a carreira de magistratura, faz-se necessário seguir as determinações presentes na Constituição Federal, que dispõe no Estatuto da Magistratura, alguns princípios. Entre eles está deliberado o cargo inicial, que será o de juiz substituto, no entanto, para atuar é preciso ser classificado em concurso público de provas e títulos, além de ter a OAB. Outra exigência é ter no mínimo três anos de atividade jurídica e por fim, obedecer à ordem de classificação.

A comprovação desses requisitos, o diploma ou a habilitação legal para o exercício do cargo devem ser informados na posse do concurso público, caso consiga a classificação. De acordo com as estatísticas, recém-aprovado em concurso para juiz federal, que certamente inicia a profissão como juiz substituto, pode receber salários de até R$ 15.020,40, até que seja promovido ao cargo superior de juiz. O qual caberá o julgamento de casos apontados pela Justiça, seja nos âmbitos federal,estadual ou municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.