Qual o ar condicionado mais econômico

Ar condicionado de uma maneira geral corresponde ao ar tratado em recintos fechados, ou seja, controlar a temperatura, qualidade, movimento, pureza e umidade por meio de um sistema de ventilação. Na linguagem popular convenciona-se reduzir todo o processo de condicionamento, assim como os aparelhos responsáveis e o produto da operação no termo “ar condicionado”, visto isto propomos-nos a seguir a ensinar a você como escolher o melhor ar condicionado.

Ar condicionado
Os ar condicionados com melhor índice de eficiência energética recebem o o selo Procel com a letra “A”

O aparelho de ar-condicionamento é dotado de uma série de funções como umidificação, aquecimento, arrefecimento, ventilação, filtragem e renovação do ar. Divide os aparelhos de ar condicionado de acordo com suas aplicações, obtendo-se assim duas categorias diferentes, os de processo e os dispositivos de conforto, basearemos nossas investigações nesse último. No âmbito do conforto o ar condicionado tem como função primaz proporcionar as pessoas do ambiente interno um clima mais aprazível com padrões estáveis, indiferentemente dos registros meteorológicos externos.

Como escolher o ar melhor ar condicionado?

A potência de um ar condicionado é dada pela sigla BTU ( British Thermal Unit ), uma unidade térmica padrão nesse seguimento. 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de uma libra d’água em 1 ° Fahrenheit ( 0,53  °C). Na verdade isso é importante para que consigamos estabelecer a potência necessária em relação ao espaço que pretendemos instala-lo, levando em consideração também a incidência de sol no local.

Tabela Bpu

Qual ar condicionado mais econômico?

Outro ponto importante a se pensar na hora de adquirir um ar condicionado é a economia, é para auxiliar o consumidor analisar a eficiência energética dos aparelhos, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) elabora uma listagem contendo os produtos aprovados e que por isso podem ostentar a etiqueta ENCE  (Nacional de Conservação de Energia).

A segundo mecanismo de avaliação das consumo é dado pelo selo Procel, uma etiqueta que define a eficiência de energia dos eletrodomésticos tendo como base de acordo com as escalas apresentadas pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética). Quando o produto é aprovado pela Procel recebe a medição em letras que vão de A a G, sendo A o mais eficiente, e os seguintes seguem em ordem decrescente na escala econômica. Uma boa dica é procurar nas especificações de cada produto se estes contam com compressor de velocidade variável ou compressor rotativo, geralmente são esses os mais econômicos.

Atualmente os ar condicionados com maior eficiência energética competem a categoria split, que basicamente são aqueles dotados de duas partes, uma delas instalada no interior de onde se deseja condicionar, enquanto a outro fica no âmbito externo, diminuindo substancialmente também os ruídos, os melhores ares condicionados do momento nesse tocante são:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.