Fc Noticias » Estudos » Qual molécula apresenta cadeia carbônica saturada

Qual molécula apresenta cadeia carbônica saturada

As ligações de carbono apresentam muitas classificações entre essas varias classificações existem a divisão entre cadeira carbônica saturada e cadeia carbônica insaturada, veja qual a diferença entre essas duas cadeias.

     

As moléculas de carbono são praticamente a base molecular de todas os seres vivos, como elemento atômico ela possui até quatro ligações que podem se ligar com todos os outros elementos, dentro de uma cadeia com moléculas de carbono podemos classificar o tipo de cadeia pelo número de ligações que ela apresenta entre os átomos de carbono e os átomos de outros elementos.

Cadeia Saturada

A cadeia saturada é uma cadeia simples, onde os átomos carbono farão apenas quatro ligações, uma com cada elemento ao seu redor, não apresentando ligações múltiplas.

Um exemplo de cadeia saturada

saturada

Cadeia Insaturada

A cadeira insaturada é uma cadeia composta, onde os átomos de carbono farão uma ligação dupla, tripla ou quadrupla com outro elemento, apresento ligações múltiplas.

Um exemplo de cadeia instaurada

insaturada

As ligações ainda podem ser divididas em abertas e fechadas, no caso da fechada as ligações se formam em um formato cíclico, geralmente parecido como um anel, enquanto a aberta deixa os elementos mais soltos sem se fecharam em si, outra forma seriam as cadeias classificadas como linear ou ramificadas, na qual a ramificada são aquelas que possuem três ou mais extremidades, enquanto a linear apenas duas, existem ainda outras classificações como heterogênea e homogênea, na qual homogênea não apresenta heteroátomo e todas as ligações são feitas apenas por carbono, já na heterogênica as ligações são feitas com elementos diferentes.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?