Qual foi o resultado da Rio+20

A Rio +20 foi uma conferência que reuniu lideranças de 123 países pertencentes a Organização das nações unidades com finalidade primaz de estabelecer os caminhos que o homem tomará rumo ao desenvolvimento sustentável. O conselho teve cerne no dia 13 de Julho e durou nove dias todos dedicados a causa ambiental.

Desenvolvimento sustentável
A Rio +20 mostra que o mundo ainda está engatinhando rumo ao desenvolvimento sustentável

O Evento foi denominado Rio +20 por neste ano de 2012 completar vinte anos da realização da Eco 92, também no Rio de Janeiro, reunião que mudou o olhar da sociedade para trato do planeta, derrubando a falsa ideia de que os recursos naturais são inesgotáveis. Além do tocante ambiental foram tratada com ênfase a questão do erradicação da pobreza, considerada ponto indissociável ao desenvolvimento sustentável.

Os maiores resultados positivos da reunião foi, o tratado assinado pelas partes concordando em implantar novas metas para extinção da miséria, o acordo em destinar um parcela do PIB em prol das causas ambientais, investimento em novas potencialidades  que ao mesmo tempo desenvolve e preserva o planeta e ainda uma maior participação do povo nos debates tornado a discussão mais democrática. O maior problema é que essas propostas são ainda muito superficiais, já que não se vê o menciono de números.

O mais triste é que a Rio +20 não alcançou o ideal esperado, muitos dos lideres das principais potencias mundiais não compareceram a cúpula, o que gerou uma falta de prestigio as sanções instauradas, outros reclamam do carácter superficial das questões abordadas e a total falta de compromisso dos principais países poluidores com a economia verde.

Mas por que mesmo com avanços as preocupações ambientais ainda são problemas secundários no imaginário humano, a economia verde se implantada mudaria todo o sistema consumista que vivemos , atingindo do burguês ao latifundiário, e abalará os pilares do capitalismo. Vivemos na sociedade do um, onde o burguês de hoje não pensa no burguês de amanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.