Qual foi o comportamento da Alemanha nazista

Vários fatores servirão como alicerce para o desenvolvimento da Alemanha Nazista ou terceiro Reich como quiser chamar. O Nazismo Alemão foi um movimento que mudou o mundo, é um dos elementos desencadeadores da Segunda Grande Guerra mais importantes, e vigorou no poder alemão 1933 a  1945 findando-se com o exercito vermelho marchando pelas ruas ruas de Berlim.

Tropa Nazista
O nazismo vigorou na Alemanha entre 1933 a 1945.

Para entender o Nazismo e suas práticas e temos que voltar um pouco e olhar para as repercussões da primeira guerra, com o fim dela a Alemanha teve que se sujeitar ao Tratado de Versalhes que previa, entre outras coisas, a culpa alemã pela ocasião da guerra, além de uma alta multa paga aos países vencedores o que derrubou ainda mais o país tanto no âmbito econômico quanto no imaginário coletivo. O ar de revolta na população reforçou os planos esquerdista nacionalistas, o mais forte o Nazismo que chefiado por Hitler pretendia tornar a Alemanha a maior potência mundial.

 Hitler ao assumir  o poder substitui o sistema democrático pelo ditatorialconservador e nacionalista. As medidas mais importantes do ditador foi promover a arianização da raça, para isso todos os judeus deveriam ser retirados do Reich, afim de que assim pudesse ressurgir o grandioso Império Alemão,  e expansão de suas fronteiras para o território eslavo para melhor comportar a população alemã. Controlou também a cultura e as artes monitorando tudo que era divulgado dentro do território, tudo em prol da unificação. Esse período é marcado também pela alta econômica do país onde suas industrias se converteram em algumas das mais fortes do mundo e o desemprego tornou-se praticamente nulo.

Hitler
O Nazismo movimento fascista alemão cujo líder mor foi Hitler.

Quanto a política externa, o Nazismo desconsiderou as imposições do Tratado de Versalhes, com aspirações expansionistas estremas, pretendendo a retomada de colônias do Reino Unido  da  França , do petróleo russo e ainda de regiões da Áustria ,territórios eslavos e a Polônia. Após fazer aliança com Benito Mussolini da Itália e com o Japão evidenciou ainda mais seu desejo bélico.  O último foi o  estopim para a guerra, pois em 1939 o exercito Nazista dizima rapidamente a armada polonesa,  por conseguinte França e Reino Unido declaram guerra aos Alemães  começando assim a Segunda Guerra Mundial.

Os campos de concentração onde aproximadamente oito milhões de judeus foram mortos, foram construídos para esse mesmo propósito, o holocausto judeu,  corroboravam também com a política de arianismo da raça que tinha o alemão como superior.

O ódio cultivado por Hitler ao judeus tem dispares explicações uma delas é a não adesão dos judeus, que se encontravam em solo alemão, a Primeira Grande Guerra, outra é o fato do Judeu ser deicida, é realmente uma questão que merece discussões mas não justificativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.