Qual foi a redação do ENEM 2012 2013 2014

Todos os anos, a edição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, elabora duas provas com questões diferentes a cerca de disciplinas estudadas durante esse período de ensino, afim de avaliar o nível de aprendizado dos estudantes dessas séries, bem como dar oportunidades para que eles possam utilizar a nota para tentar vagas no ensino superior. Além das questões objetivas, também é proposto uma redação, com caráter eliminatório e classificatório.

O tema escolhido para a redação pode conter embasamentos em fatos históricos, discussões atuais e uma série de opções. Por isso os candidatos precisam estar muito bem informados com o que há de mais evidente na mídia e nos debates sociais. Para no ano de 2012, o tema escolhido não agradou muitos candidatos que afirmam que o mesmo tinha uma linha de pensamento bastante complexo, alguns porém o acharam interessante, pois tinha conteúdo para argumentar.

redação enem
O tema da redação sempre traz assunto de grande repercussão nacional ou mundial.

A redação do Enem 2012 teve como tema o “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”. O candidato além esmiuçar o tema, ainda deveria cumprir todas exigências determinadas no edital pelo Ministério da Educação, onde subdivide os requisitos em cinco competências – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita, ou seja escrever corretamente o português, realizar uma redação com os conceitos e os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Além de selecionar e organizar todos os argumentos e mecanismos linguísticos adequados para realizar a defesa do pensamento crítico, e por fim elaborar uma proposta de intervenção para a possível solução do problema abordado, sem desrespeitar os direitos humanos. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que realiza a aplicação do Enem, foram corrigidas nessa última edição, mais de 4 mil redações.

A correção é realizada por dois corretores de forma independente que analisam as competências exigidas. Quando ocorre alguma diferença na nota final entre ambos, há intervenção de um terceiro corretor e se as três notas ultrapassarem 200 pontos, a dissertação passa para uma banca examinadora. Todos os processo das provas e o espelho de correção da redação podem ser conferida pelo candidatos no portal oficial do ENEM – http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.