Qual foi a primeira presidente mulher do Brasil

Dilma Vana Rousseff, se tornou a primeira candidata mulher a ser eleita para o cargo da presidência da República no Brasil. Nomeado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Brasil, Dilma conseguiu 56,05% dos votos, o que se refere a aproximadamente mais de 55,7 milhões de brasileiros. Nascida em dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG), a filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora carioca Dilma Jane da Silva, aos 16 anos, já iniciara à vida política, ao fazer parte das organizações combatentes do regime militar.

No ano de 1969, conheceu o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo com quem se casou, mas antes sofreram grande perseguição da Justiça Militar e Dilma acabou sendo condenada por subversão, que caracterizada como ataque a ordem política. Sendo assim, Dilma ficou no presídio de Tiradentes, em São Paulo, quase três anos, de 1970 a 1972. Ao ser liberta, se mudou para a cidade de Porto Alegre para retomar seus estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no fim do curso consegue estágio na Fundação de Economia e Estatística (FEE).

presidenta Dilma
Dilma Vana Rousseff, primeira mulher a presidir o Brasil.

Junto com seu marido, fundou o PDT – Partido Democrático Trabalhista, no Rio Grande do Sul. A partir de então foi cada vez mais envolvida nas relações políticas até ser nomeada Secretária da Fazenda pelo então prefeito da capital gaúcha, Alceu Collares. Em 1993 com a eleição de Alceu Collares para o governo do Rio Grande do Sul, torna-se Secretária Estadual de Minas, Energia e Comunicação e ficou sob o cargo até o ano de 2002.

Dilma
Dilma sendo julgada na juventude

Ao ser convidada para a participar da equipe de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardos e Lula, pode trabalhar diretamente no Governo Federal, no cargo de Ministra das Minas e Energia. Em 2005, mais uma vez muda de cargo e acaba ocupando a cadeira de ministra-chefe da Casa Civil, onde gerenciou programas estratégicos como “Minha Casa, Minha Vida”, programa de habitação popular e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No ano de 2010, aos 63 anos de idade, precisamente no mês de abril, decide se candidatar ao cargo de Presidente da República, e tem total apoio do PT, partido este no qual a mesma já tinha se aliado muito anos atrás. Competindo com o outro candidato José Serra do PSDB, Dilma, conseguiu ganhar no segundo turno, c om mais de 50% dos votos válidos. Em 3 de outubro de 2010, é anunciado o nome do novo Presidente da República do Brasil, e ao mesmo tempo se tem um marco na história: a primeira mulher a ser eleita como chefe de Estado e de governo, a presidente do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.