Qual era a importância do comércio para os antigos chineses

O Comércio dos antigos Chineses baseava em um conjunto de caminhos que convencionamos chamar de Rota da Seda, este foi um dos principais mecanismos de contato entre o oriente e ocidente durante séculos, até o efervescer das grandes navegações, descoberta de novas rotas e ampliação da conspeção de mundo.

Podemos dizer que a rota da Seda existe desde o cerne do homem na terra, são mais de sete mil quilômetros que interliga o território chines Xiang a Síria.  ainda em tempos pré históricos foi importe caminho nômade em busca de novos ares. Ao longo da história nômades, reis, comerciantes, peregrinos, lideres, em fim, todo os tipos de personagens interpuseram o caminho.

China
A Rota da Seda abrangia caminhos que se estendiam a grande parte do mundo antigo

O intenso uso da rota comercial começou ainda no império Persa, em meados do século VI a. C. No seu esplendor máximo abrangia 8 milhões de quilômetros intercontinentais, com territórios europeus, africano e asiático. No seio dessa sociedade nasceu diversas relações de mercado, do qual a Rota da Seda muitas vezes fora palco. O nome do caminho, advém de um dos produtos mais valorizados na época, a seda chinesa, ao se depararem com a abundância do material, enrolados até mesmo nas pilastras dos templos, ficavam maravilhados, e logo o tal tecido passou a ser cultuado por diversos cantos do mundo. A cerâmica e a azulejaria também merecem destaquem entre os intercâmbios.

As investidas mogóis rumo a Muralha da China, fez com que os chineses da dinastia Han passassem a se aventurar com mais frequência pelos caminhos da seda, em busca de alianças ora militares ora comerciais, expandindo suas influência, as relações sincréticas foram tão fortes, que traços dá arte Europeia podem ser reconhecidos e sua influencia notada a até na imaginário chinês.

A rota da seda transcende o plano econômico e abarcando diversos contextos culturais, importantes para intender as transformações sociais. Estudo que talvez tenha sido posto em segundo plano por uma visão eurocêntrica de se estudar a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.