Qual e melhor correr ou caminhar

Todas as pessoas sabem que praticar qualquer exercício é fundamental para manter a saúde em dias. Faz tanto bem para o corpo quanto para a mente, além de promover uma melhor qualidade de vida ainda diminui o processo de envelhecimento eu surgimento de alguns doenças. Embora isso seja de tamanha importância, muitas pessoas levam uma vida sedentária, alguns por comodismo e outros porque possuem limitações físicas.

O certo é que ao optar por realizar uma atividade física, toda pessoa precisa primeiramente passar por uma avaliação médica para que sejam identificados possíveis restrições clínicas, devido ao tipo de modalidade, as condições de saúde e etc. Portanto, o melhor exercício a fazer é aquela que não force a pessoa em ultrapassar seus limites, causando problemas futuros. Seja atividade doméstica ou realizada em academias, toda a série de exercícios precisa também estar de acordo com a altura, peso e particularidades de quem pratica.

Contudo, duas modalidades tem ganhando cada vez mais adeptos, a caminhada e a corrida, mas poucas pessoas sabem sobre a diferença de eficiência que cada uma possui. A caminhada é muito importante para aquela pessoas que n ão conseguem ter um passo muito rápido, como os idosos e pessoas que sofreram com algum trauma na parte superior do corpo. No entanto, dependendo da distância que se caminha, a atividade oferece uma quantidade inferior benefícios metabólicos se comparando com a corrida.

exercícios
Caminhar ou correr são benefícios, o que difere é a regularidade e intensidade da prática.

O corpo se cansa menos e por consequência também exige menos do organismo, o que não surtirá muitos resultados. Entretanto, está confirmado cientificamente que uma caminhada feita no período de 30 minutos por dia, consegue reduzir o risco de várias doenças crônicas, e melhora a circulação sanguínea, portanto é com certeza uma atividade que visa muito a saúde d e quem a pratica. O ideal é praticar o exercício o máximo que puder, conforme a saúde permitir.

Já a corrida requer maior sustento do corpo, principalmente a força nos joelhos, e por isso oferece maiores benefícios que a caminhada porque promove os resultados mais rapidamente. Essa é uma atividade que auxilia no fortalecimento dos músculos, aumenta o condicionamento físico, melhora a aptidão cardiorrespiratória e ainda enrijece o sistema muscular. Com tantas vantagens, a corrida é um excelente exercícios, mas é limitada para certos grupos de pessoas.

Pessoas com quadro de obesidade, artrose, doenças cardíacas, pulmonares e neurológicas, são restritas pelos médicos em realizar corrida, portanto, mesmo que seja completo, não é compatível para todas as pessoas. Sendo assim, conclui-se que a caminhada e a corrida são bons exercícios, de fácil prática e que podem ser feitos ao livre sem qualquer gasto. Ambos dão benéficos para o corpo, mas é complexo delimitar qual seria o mais melhor, pois cada qual se adapta a condição de determinado indivíduos, os mesmos que irão de forma particular apresentar os resultados após os treinamento, obtendo-os de forma positiva ou negativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.