Qual as formas de uso do solo das Pradarias

As pradarias ou estepes, são classificadas como vegetações herbáceas fechadas encontradas com relevância em regiões que possuem clima temperado, como nos Estados Unidos, Canadá, ( região sul do Brasil), Uruguai, Argentina – sendo denominadas nessas áreas por pampa.

Ao observar sua composição, percebe-se que trata de uma pastagem natural, com um território consideravelmente extenso, sendo muito utilizado para a criação de bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Além dessas espécies, é comum encontrar cabras, lebres, antilocapras, ratos de campo, búfalos e raposas nesses locais.

Fomas de pradarias

Formas de uso do solo das pradarias
Representação de uma extensão de pradaria.
(Foto: Reprodução)

» Baixa: possui menor diversidade e gramíneas de pequeno porte;

» Mista: possuem solo muito fértil, principalmente por conter uma grande diversidade de espécies florísticas;

» Alta: estão presentes em locais mais úmidos, com gramíneas altas, chegando a ter até 2 metros de altura, com raízes profundas e espessas.

Diferentemente dos outros tipos de vegetação, que necessitam consideravelmente de água para sobreviver e desenvolver, as pradarias precisam do fogo. As queimadas (que acontecem de forma natural) são benéficas para as gramíneas existentes neste tipo de vegetação, possibilitando o brotamento de todas as espécies, uma reprodução completamente eficaz, a eliminação do excedente de matéria orgânica presente no solo e a renovação do substrato.

Os grandes males que acometem as pradarias são as queimadas ilegais, a monocultura e a atividade agropecuária mal conduzida, que proporcionam a degradação do solo, diminuindo suas condições de fertilidade e a não recuperação das gramíneas.

Curiosidade

As pradarias também podem ser encontradas em locais próximos a desertos e em regiões com climas tropicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.