Qual ano o Brasil passou a integrar o calendário oficial do campeonato mundial de fórmula 1

A Fórmula 1 é atualmente a categoria de corrida automobilística mais popular do planeta,com um circuito mundial leva milhões de pessoas para dentro dos autódromos e para a frente das telinhas, visando acompanhar essa que é considerada a modalidade de velocidade sobre quatro rodas mais emocionante do mundo. Embora hoje seja tão notória sua visibilidade, a F1 é recente se comparada a paixão do homem por corridas de carros, surgiu em 1950, e aos poucos fomentou seu  legado de no imaginário popular.

Interlagos
Circuito atual de Interlagos, que já sofreu grandes mudanças desde sua criação

 Talvez, as características  que deixam tão vibrante esse esporte seja  o design dos veículos e as incríveis velocidades alcançada por eles, a estrutura desses carros é conhecida como monoposta, ou seja, no cockpit a espaço apenas para o piloto, que doma uma fera que ultrapassa os 350 Km/h. É claro que é uma modalidade arriscada, contudo, o grau de logística  tecnologia e o itinerário de regras faz dessa fórmula a número 1 nos conceitos de julgamento da FIA, órgão máximo no que tange automobilismo.

Hoje, nos brasileiros, também amantes da velocidade, podemos apreciar as disputas aqui mesmo, no território nacional, isso graças ao Grande Prêmio do Brasil sediado no Autódromo de Interlagos,  um dos circuitos mais disputados do mundo, o S do Sena, já foi palco de grandes decisões de campeonato. Fazemos parte do calendário oficial de provas da Fórmula 1 desde o ano de 1973, vale ressaltar que a primeira corrida da categoria acontecida nesses domínios é datada de um ano antes. Emerson fittipaldi foi o primeiro a vencer uma peleja F1 brasílica, ficando assim, tudo em casa mesmo.

A história do de Interlagos, é um tanto mais antiga, e se confunde com a urbanização de São Paulo, lugar onde fora edificado. Essa empreita parte do sonho do Luis Romero Sanson, um construtor Inglês, isso em meados dos anos 20, contudo, a grande depressão aliada as querelas internas do país acabaram por enterrar a ideia. Mesmo em meio a tantos problemas a cultura das corridas ganhava cada vez mais espaço no gostos do povo, mesmo que com uma estrutura precária.

Um trágico acontecimento meio que obrigou a retomada do projeto de Sanson, em um GP de rua em São Paulo o carro conduzido pela pilota Hellé-Nice, envolveu-se em grave acidente que deixou vários espectadores mortos e feridos. Pela necessidade então foi iniciada em 1938 a construção de Interlagos, a princípio devendo muito em infraestrutura ao esboço do plano original, mas depois de varias décadas e muitas reformas e melhorias temos condições de garantir com excelência um dos maiores espetáculos automobilístico da Fórmula 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.