Qual a verdadeiro papel da metodologia de pesquisa científica

A metodologia de pesquisa científica é de maneira mais prática uma ramo de conhecimento dedicado a apresentação, discussão dos métodos empregados em determinada ciência em seu processo. Analisa, crítica, pontua os métodos da pesquisa, explicitando seus pontos indispensáveis e outros que devem ser problematizados.

Metodologia de pesquisa Científica
A metodologia de pesquisa lhe norteia quanto aos caminhos da pesquisa acadêmica.

Mas a metodologia de pesquisa científica vai bem mais a fundo, ela implica uma espécie de barreira interpretativa a produção acadêmica,  já que, dentro dos mecanismos de analises não é permitido trabalhar com suposições sem nenhum embasamento teórico.

A metodologia também é responsável por legitimar o trabalho do pesquisador, porque,  em seus constructos estará o caminho percorrido por ele para chegar ao final do seu percurso de conhecimento. Isso não quer dizer que as ciências são conceitos imutáveis que não permite o desenvolvimento de novas potencialidades e conhecimento, pelo contrario, as ciências são processos mutáveis, em constante refiguração.

A metodologia propicia ainda percepção da linguagem acadêmica, analisando-a você consegue entender as motivações do autor, as perguntas que ele tenta elucidar ou evidenciar, as correntes teóricas seguidas, o seu trabalho com as fontes e ainda a quem é destinado aquelas palavras. Sim, sempre que nós propomos um trabalho desces carrega-se junto uma série de ideologias , e duvidas até existenciais. Ai emerge novamente um ponto já citado, a barreira interpretativa. O método não nos deixa carregar as linhas com o fôlego dos desejos próprios e criar um conhecimento sem raízes, sem pilares. Fazemos as perguntas, mas são os métodos e fontes que nós dão as respostas.

No passado correntes positivistas diziam que para ser uma ciência o conhecimento deveria ser produzido se forma imparcial, conseguida através do rigor do método. Ideais como esse felizmente já encontram-se em ruínas, hoje se entende a impossibilidade do estudo imparcial  na grande maioria das  ciências,  pois, no momento que se escolhe o que estudar, já estabelece ligações com aquele objeto, quando escolhe as correntes de estudo que sustentará sua teoria coloca o pessoal e assim é em todo o processo.

Portanto, o método científico permite que toda a comunidade acadêmica aceite aquela produção como validada, observando nelas os traços de sua execução, verificabilidade, originalidadecoerência, entre outros.  A metodologia não deixa que o conhecimento seja preso a esteriótipos  e preconceitos, não representando um série de preceitos massantes e mecanizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.