Qual a velocidade dos neutrinos?

Os neutrinos são caracterizados como partículas sem cargas elétricas, denominadas como neutras. Elas são extremamente pequenas e dificilmente se interagem com uma matéria, ficando ainda mais difícil de ser detectada. Pesquisas vem sendo realizadas desde o ano de 1960 e até hoje surpreendem os cientistas.

Velocidade dos neutrinos ultrapassam a da luz.
Representação dos neutrinos.
(Foto: Reprodução)

Essas partículas são liberadas pela atmosfera e pelas estrelas, podendo assim ser geradas por radioatividades betas, tal como as das centrais nucleares. Quando um nêutron se transforma em próton ou vice-versa, se torna uma mutação acompanhada da emissão de um neutrino, ou de um elétron negativo ou positivo.

O comportamento dos neutrinos são quase que imperceptíveis. Através das suas partículas, os cientistas vem conseguindo afirmar o porque o mundo é constituído majoritariamente de matéria por causa das suas oscilações que às vezes se transformam e dão origem a outras formas.

2011

No ano de 2011, físicos europeus descobriram que as partículas dos neutrinos conseguem viajar mais rápido que a luz. Os experimentos comprobatórios dessa informação foram realizados em um laboratório italiano e no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça.

Através de diversos cronometramentos, os cientistas descobriram que essas partículas tem uma velocidade de 300.006 km/seg. James Gillies, porta voz da Cern, afirma que “dá uma sensação de que tem alguma coisa errada, que isso não pode estar acontecendo” de tão inacreditável que a velocidade dos neutrinos possuem.

Curiosidade

As reações nucleares que ocorrem no Sol produzem grandes quantidades de neutrinos. Devido a isso cientistas afirmam que suas particularidades podem vir a desvendar muitos mistérios ainda não descobertos sobre o universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.