Qual a vegetação da floresta amazônica

floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo, onde se encontra uma imensa biodiversidade do ecossistema. Sustenta várias formas de vida, entre sua vegetação, seus animais e habitantes que utilizam de seus recursos naturais para o seu sustento.

Possui aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, se distribui entre 9 países, sendo eles o Brasil, a Venezuela, o Peru, a Colômbia, a Bolívia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname, mas a sua maior parte está localizada em território brasileiro.

Ao contrário de muitos outros lugares parecidos, a floresta amazônica não possui características homogêneas. A sua vegetação é dividida em dois setores. Veja abaixo.

Divisão da vegetação da floresta amazônica e suas características

Floresta Amazônica

Florestas fluviais alagadas

Se divide em dois tipos de florestas.

Floresta várzea

* Possui adaptações com o meio ambiente e com as raízes respiratórias – que obtêm a função de absorver oxigênio para a região;

* Possui águas brancas ou turvas;

* É rico em matéria orgânica;

Floresta igapó

* Possui águas escuras;

* Possui terras arenosas;

* Não possui grande porcentagem de minerais;

* Rico em matéria orgânica.

Florestas de terra firme

* Possui planaltos pouco elevados;

* Seu solo é pobre em nutrientes;

* Tem uma grande quantidade de fungos;

* Consegue fazer uma rápida composição de matéria orgânica em seu solo;

* Aproveita todos dos nutristes encontrados nas matérias orgânicas e absorve para enriquecimento de seu solo.

Outra característica importante da floresta amazônica é que a maioria de suas árvores são médias ou bem altas, são bem juntas umas das outras, o que dificulta a reprodução de plantas mais rasteiras e a condição de vida para animais de porte mais terrestre. Por esse motivo, é chamada de Amazônia legal, por possuir quase toda a sua extensão em mata fechada.

Esse fator, faz com que o seu solo não seja tão rico em nutrientes, ainda mais pela formação da vegetação, que dificulta a entrada de raios solares na terra. Porém essa característica proporciona o aumento da produção de húmus, que ajuda as plantas e as árvores a se desenvolverem com mais facilidade.

Por essas características, a maioria dos animais que existem na região tem porte pequeno ou médio e vive mais nas árvores do que no solo da área. As principais espécies encontradas na floresta amazônica são os tucanos, os macacos, as cobras, os morcegos, os roedores, pica-paus e os marsupiais. Por possuir em suas margens o rio Amazonas e alguns outros que o cortam, são encontrados na região uma vasta espécie de peixes.

Por possuir uma grande riqueza em sua biodiversidade, a exploração da região é cada vez mais vista. Esse detalhe vem fazendo com que animais e plantas fiquem em processo de extinção. As maiores práticas nessas áreas feitas a maioria das vezes por pessoas não autorizadas, são a captura ilegal de animais e o vasto desmatamento da região.

Para diminuir as ações de atos como esses, o Ministério do Meio Ambiente, junto a diversas ONG’s, fazem projetos de apoio a preservação do ecossistema encontrado nessa região. Quem infringi as leis e as regras desses órgãos, poderá ser preso pois estará cometendo um crime. Outro órgão importante, que é responsável pela fiscalização desse território é o IBAMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.