Qual a vacina contra catapora

O tipo de vacina indicada contra a catapora ou vacina contra a varicela, é preparada a partir de vírus vivos atenuados, denominados como cepa Oka, encontrados nas células embrionárias e também nos fibroblastos humanos. Atualmente esta é única alternativa encontrada no mercado, muito utilizada em várias regiões do mundo. Sua aplicação deve ser via subcutânea, em apenas uma dose com cerca de 0,5ml.

aplicação de vacina
Resultados positivos são obtidos em pessoas maiores de 13 anos com a aplicação de duas doses da vacina.

Desenvolvida primeiramente no Japão, isso no começo dos anos 70, a vacina contra varicela somente foi propagada no Ocidente na década de 90. No entanto, no Brasil, essa vacina só pode ser encontrada nas instituições privadas de saúde, pois ainda não está disponível na rede pública. Está previsto pelo Ministério da Saúde seja incluída no SUS a partir do ano de 2013.

Indicada para pessoas maiores de um ano de idade, a vacina poder ser eficaz em diminuir os efeitos da infecção caso o indivíduo não imune tenha tido contato com outra pessoa acometida pela varicela. Mas para se ter bons resultados é importante manter um prazo de até 72 horas após a exposição. A contra indicação fica entre gestantes, prematuros, imunodeficientes e indivíduos que tenham apresentado reação alérgica grave na dose prévia da vacina ou a um de seus componentes.

criança com varicela
A catapora acomete a mucosa do trato respiratório, por isso é tão comum de ser transmitida, através de secreção das mesmas.

Pode ocorrer reações alérgicas graves à vacina, mas em maioria das situações não apresentam nenhum sintoma.

Os eventos mais comuns surgem entre cinco e doze dias após a aplicação, apontando febre e lesões pequenas na pele, o que não significa uma falha da vacina.

A varicela ou catapora, como é popularmente chamada, ocorre atingindo a mucosa do trato respiratório superior e vai se propagando através de secreções como o espirro, a saliva e a tosse. O que classifica a doença como altamente transmissível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.