Qual a unidade que permite a transformação de dados em informações

Se formos pensar na própria função do computador, ele mesmo é uma unidade de processamento de dados, o mesmo tem a função de transformar sinais elétricos em informações. Desde de o primeiro computador com chips de silício e totalmente digital, vários outros componentes foram inventados na busca por um sistema que pudesse ser mais que uma “calculadora”. O primeiro computador funcionava em um sistema a válvula, quase que um maquina a vapor. Com tempo começaram a serem aplicados transistores que levaram aos poucos a geração atual.

processamento
O computador faz-se essencial na vida do homem contemporâneo. Diversas atividades hoje são feitos através desta máquina. ( foto:reprodução)

Após os computadores com válvulas, a segunda geração veio com circuitos transistores, logo a terceira geração demonstrava circuitos integrados e finalmente chagamos a quarta geração baseada em chips. Muito teve de ser trabalhado para a criação do personal computer, o famoso computador que é utilizado nos lares de quase todo o mundo. A criação só foi possível graças aos empreendimentos de grandes entusiastas como Bill Gates e Steve Jobs. Atualmente o computador faz parte da vida do homem moderno, no qual  quase todos os procedimentos importantes são feitos através dele.

Hardware

Na composição do computador atual, temos alguns elementos básicos que em conjunto transformam todos os dados (em sua grande maioria em binário) em informações que aparecem na tela do PC. Podemos citar alguns hardwares básicos para isso:

Placa Mãe: responsável por intermediá a ligação entre todos os componentes do computador.

Memoria RAM: responsável por guarda a memoria não permanente do computador

Processador: o núcleo de processamento de todos os dados, responsável por leva os dados em todos os setores e transforma-los em informação

Hard Disc (HD): local onde são entremezados arquivos permanentes

De uma forma mais simplificada de poder explicar, podemos entender que o processador recebe os dados que são levados pela placa mãe, lá ele fará uma viagem em milésimos de segundos até o componente receber as informações. O numero de informações que ele poderá carregar depende da memória RAM.

Software

O software responsável por todo o funcionamento do computador são os chamados “Sistemas Operacionais“. Existem alguns que são predominantes no mercado como é o caso do Windows, Mac OS e Linux, mas atualmente tem surgido diversos sistemas, principalmente para celulares como é o caso do Androide, IOS, Symbian, etc. Nos sistemas operacionais teremos toda a base para o funcionamento do PC, o sistema operacional (SO) fará a ligação do usuário com o computador, pois só através dele os bits do códigos binário poderão ser apresentados na forma que deveriam estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.