Qual a temperatura do sol

O Sol consiste no objeto mais prominente existente no sistema solar, sendo também o maior, ocupando cerca de 98% da massa total do sistema solar, o que pode ser representado pelo número de 109 planetas do tamanho da Terra. Somente em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. De acordo com os estudos, o Sol aparentemente está ativo há pelo menos 4,6 bilhões de anos, a partir do colapso de uma nuvem molecular, e o mesmo é contido de combustível suficiente para continuar existindo por mais uns cinco bilhões de anos.

sol
Camada externa do Sol.

A temperatura média do Sol

Para se findar, o Sol deverá fundir o hélio em elementos mais pesados, se expandi e assim crescer de certa forma gigantesca até que chegue a cobrir totalmente a Terra. A camada externa Sol que aliás pode ser vista nitidamente, é chamada fotosfera, e a mesma possui uma temperatura de 6.000°C. Sua aparência turbulenta se dá por causa das inúmeras erupções energéticas que ocorrem frequentemente, mas a toda a energia solar é produzida no núcleo do Sol, onde a temperatura chega até os 15.000.000° C.

Sol um astro Rei

O astro rei ainda sofre enorme pressão, tipos de reações nucleares, numa quantidade absurda, cerca de 340 bilhões de vezes a mais do que a pressão atmosférica da Terra de acordo com o nível do mar. Estas reações acontecem devido um processo de transformação de quatro prótons considerados como núcleos de átomos de hidrogênio ou núcleo de um átomo de hélio. A diferença em massa desse procedimento é expelida em forma de energia e em seguida encaminhada até a superfície do Sol, a partir do processo de convecção.

Energia do Sol

sol
Pôr do sol.

Essa energia é então liberada em forma de luz e calor. Esse evento de emissão da energia criada no núcleo do Sol, que parece ser simples, mas leva um milhão de anos para que chegue até a superfície. Todo ciclo solar possui enorme influência na meteorologia do espaço e no clima da Terra, por consequência a vida dos seres vivos.

Atividade do Sol

Quando o Sol está no período de atividade inferior, as temperaturas médias ficam mais baixas do que o normal na Terra e obtém-se temperaturas médias mais altas do que o normal, quando seu ciclo é mais longo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.