Qual a porcentagem de água doce no planeta

A água é um dos maiores símbolos do planeta Terra, conhecido também como o “planeta água” pela quantidade desse líquido que existe em toda a sua extensão.

Visando toda a camada da Terra, a água compreende cerca de 70% de sua totalidade, se dividindo entre água doce e salgada. A água doce corresponde a apenas aproximadamente 3% do total, enquanto a salgada fica com cerca de 77%.

Esse líquido é composto de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – H2O – e é essencial para a vida na Terra. O corpo de todos os seres vivos também são compostos de água em junção com outros demais fatores.

Distribuição da água na Terra

* 97% de água salgada – encontrada nos oceanos;

* 3% de água doce, sendo a divisão em:

68,9% calotas polares

29,7% aquíferos

 0,9% de outros reservatórios, tais como as nuvens e os vapores de água

0,5% rios e lagos.

Pela importância do H2O, a ONU – Nação das Organizações Unidas – instituiu o dia mundial desse líquido tão essencial, data comemorada todos os anos no dia 22 de Março.

A água doce é a mais utilizada pelos seres humanos e é utilizada mundialmente como um meio de atividade econômica. Em classificação, apenas 9% do seu total é utilizado para o consumo humano, enquanto as industrias tem 22% e a agricultura 69% dessa totalidade.

Água doce

Na América do Sul, o país que mais possui água doce é o Brasil, com cerca de 53%, tendo ainda um dos rios mananciais mais importantes e o maior do mundo, o rio Amazonas.

Mesmo com tanto desperdício de água, o Brasil ainda consegue manter seu alto nível em água doce por possuir um clima propício a isso, tendo sua divisão entre partes equatoriais, tropicais e subtropicais.

Mesmo com inúmeras campanhas e propagandas para evitar esse desperdício demasiado da água doce, muitos brasileiros e pessoas de diversos países do mundo não respeitam essa prática essencial para a sobrevivência de vida terrestre.

Dicas de como reduzir o desperdício de água doce

* Aproveitar a água da chuva ou de atividades domésticas;

* Desligar a torneira enquanto escova os dentes e enquanto ensaboa as louças;

* Reaproveitar o papel – pois a sua produção gasta um alto nível de água;

* Trocar as torneiras que ficam pingando;

* Desligar o chuveiro quando for ensaboar ou lavar a cabeça;

* Não contaminar os cursos de água;

* Reduzir o consumo de água ao máximo;

* Evitar os desperdícios;

* Ser consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.