Qual a melhor forma de estudar para concurso

Durante muito anos milhares de pessoas sofrem estudando para concursos e procuram formas de ajuda para estudar ou mesmo conseguir  um programa com um conteúdo que se possa compreende-lo. A verdade é que cada pessoa reage diferente, não existe uma programação que possa ser aplicada á todas as pessoas, por exemplo, uma pessoa pode ter mais facilidade em matemática mas ter dificuldades em português e vice-versa.

dicas importantes para estudar para concurso
foto: reprodução
Existem vários métodos de estudos que podem te ajudar na hora da prova

Pensando nisso alguns especialistas, como o especialista William Douglas que já publicou vários livros sobre o assunto, dão dicas de como os candidatos podem se preparar melhor para os concursos, veja aqui uma lista de dicas que podem te ajudar.

1) Motivação

Uma das grandes dificuldades na hora de estudar  é achar algo que dê motivação. Muitas pessoas se motivam pelo dinheiro, mas você pode se motivar com varias coisas, como por exemplo: Deus, Família, Dinheiro, Tempo, Segurança, etc. O animo também está ligado ao ambiente, procure andar com pessoas animadas e que estejam lutando por seus objetivos. E procure estudar de tal forma que isso lhe proporcione prazer.

2) Aprenda a separar lazer de estudo

É de extrema importância para alguém que se prepara, determinar horários para cada atividade, por mais que seja difícil e que muitas dificuldades apareçam como namoro, ansiedade, falta de tempo, entre outras dificuldades é preciso sabe diferenciar as coisas. A pressão e o stress serão menores se você saber que esteve se preparando adequadamente. Uma boa forma de fazer isso é criando uma quadro de horários,  comece dividindo em etapas, a cada etapa comprida você pode pensar em alguma recompensa para você mesmo, é importante obter uma forma de se lembrar dos horários e da programação, pode ser por um despertador, ou mensagens, escolha a forma que mais lhe agrade.

3) Faça uma preparação adequada

Na hora da prova procure se manter centrado, não pense em outras coisas que não importam no memento, a calma é essencial para que o cérebro trabalhe por você. Em redações, por exemplo, procure sempre usar uma linguagem técnica, não use nada de “eu acho”, “eu entendo”, entre outras colocações. Evite inventar qualquer coisa, se mantenha pragmático, por ultimo é claro, a letra tem de ser legível.

4) Faça provas

Não evite de fazer um concurso só por que não se acha preparado, faça intensamente as provas, assim você terá uma noção muito mais ampla do que os examinadores costumam pedir nesse tipo de prova, busque fazer as provas dos anos anteriores e outras provas que possa ajudar, quanto mais você treinar, mais fácil se tornará fazer as provas, além disso muitas vezes questões dos anos anteriores acabam caindo novamente.

5) Mude o seu ponto de vista

Faça a prova pensando como examinador, assim você pode reler a sua resposta é pensar se aquilo pode satisfazer quem quer que esteja corrigindo a sua prova, isso te dará outra perspectiva, você também pode optar por responder questões em grupo e cada um corrigir a prova do outro como se fosse examinador. Lembre-se, no momento de estudo não existe conhecimento desprezível, portanto tente tirar algo bom de tudo, faça resumo e questões sobre o assunto que está abordando, um bom método é pegar o tema, escrever questões sobre o que você quer saber e depois responder de acordo com o que estudou.

6) Anote tudo

Sempre que pegar um conteúdo faça anotações sobre o mesmo. Para ficar mais eficiente, primeiro faça um resumo sobre o que é, depois anote tudo que você considera importante, para quem quer se aprofundar mais ainda, faça exercícios sobre o assunto, tente faze-los da maneira mais complexa possível, se você consegue responder algo complexo certamente pode responder  com algo mais simples.

7) Não esqueça os conteúdos

Uma das melhores formas e métodos para se fixar um conteúdo é : Antes de estudar um conteúdo novo faça uma revisão do antigo, veja tudo sobre ele, depois estude o novo, em seguida, quando for para o próximo, estude os dois anteriores  e assim por diante, dessa forma quando for fazer o concurso se você tiver estudado 10 conteúdos já vai ter visto o primeiro 10 vezes  e o último ainda estará fresco na memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.