Qual a melhor dica para o aeróbico em jejum?

A busca pelo corpo perfeito vem fazendo com que milhares de pessoas adaptem suas vidas à rotinas mais saudáveis, mas antes de chegarem a esse ponto, boa parte delas caem em sérias armadilhas, como a promoção de dietas restritivas e extremamente pobres em nutrientes essenciais para a manutenção do organismo.

Inicialmente, esse tipo de modelo alimentar é o mais vantajoso para promoção em suas mentes, porque os resultados estéticos são visualizados em pouquíssimo tempo. Outra particularidade que gera prejuízos e que também é executada nesses casos é o longo período sem comer, onde pulam refeições constantemente.

Por falar na prática de jejuar, um dos assuntos que vem levantando diversas especulações no mundo fitness são os aeróbicos em jejum, articulação que vários indivíduos dinamizam em busca da perda de peso e das gordurinhas localizadas.

Como funciona?

Essa modalidade de treino é realizada logo pela manhã, onde o desportista acorda, ingere uma suplementação específica e sai para caminhar, correr ou andar de bicicleta por um prazo de 20 à 60 minutos. A queima de gordura e o emagrecimento são ocasionados devido ao uso da glicose corporal acumulada e estocada durante esse processo.

Qual a melhor dica para o aeróbico em jejum?
Homem fazendo aeróbico em jejum.
(Foto: Reprodução)

Para potencializar ainda mais esse exercício, algumas pessoas ingerem suplementos à base de cafeína ou café puro (sem adoçar e com gotas de limão) antes de sair para o treino e quando chegam, ainda esperam um tempinho de 20 à 30 minutos para se alimentar. Mas daqui por diante, a dieta segue normal – pequenas refeições saudáveis e nutritivas à cada três horas.

Fatores preocupantes

Alguns indivíduos são contra essa opção de emagrecimento, porque afirmam que ela não funciona e que gera prejuízos à saúde, como a perda de massa muscular e de energia. Existem casos em que esses relatos são comprovados, mas em outros os resultados foram completamente positivos.

O que fazer?

Cada indivíduo possui características distintas em sua estrutura corporal, onde seu metabolismo responde os estímulos de maneira singular. Por isso, não é possível dizer quem pode ou não fazer o aeróbico em jejum antes de uma bateria de exames e análises de profissionais, como nutricionistas, gastroenterologistas, cardiologistas e professores de Educação Física ou especialistas na área de esportes físicos.

Dica

Se você quer fazer um teste desse treino, comece bem devagar, sem fazer exercícios com longos períodos ou alta intensidade, porque ficar sem se alimentar e tomar suplementos à base de cafeína podem provocar efeitos colaterais, como náuseas, enjoos, desmaios, etc.

Atenção: Os compostos de cafeína são contraindicados para pessoas que possuem hipertensão e problemas cardiovasculares. Os detentores de diabetes também devem evitar essa modalidade de treino devido as alterações da taxa de glicose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.