Fc Noticias » Universo Feminino » Qual a melhor carne para cozinhar

Qual a melhor carne para cozinhar

Confira nesse texto as melhores partes de carnes bovinas usadas para cozinhar. Veja também uma deliciosa receita passo a passo da famosa “carne de panela”.

     

Os animais bovinos, são os que possuem as melhores partes do corpo para se cozinhar, pois sua maciez é maior, seu preparo é mais rápido e mais fácil.

O corte do boi é feito após o seu abate e é dividido em 21 partes, e dessas partes, os melhores pedaços de carne para serem cozidos são o coxão duro, o coxão mole, a paleta, o acém, a alcatra, a ponta da alcatra, o lagarto, a picanha, o patinho, o contrafilé e a fraldinha.

Dentre esses tipos de carne mais utilizados para cozinhar, os preços variam pela classificação que elas recebem, isto é, quando são carne de primeira são mais caras, carne de segunda tem um valor razoável e a carne de terceira tem um preço bem mais baixo.

As melhores formas de fazer a famosa “carne de panela” é com a carne picada ou com a peça inteira. Normalmente o cozimento é feito na panela de pressão.

Receita de carne de panela

Ingredientes

1 quilo de carne bovina cortada em cubos médios

Carne de panela

1/2 tomate picado

1 colher de óleo

Cheiro verde e cebolinha a gosto

Cebola a gosto

Alho a gosto

Sal a gosto

Água

Caldo de carne (se desejar)

Modo de preparo

Corte a cebola, o cheiro verde e o alho e os deixem em reservatórios separados;

Em uma panela de pressão, coloque o óleo, o alho e a cebola e deixe dourar;

Depois, coloque o tomate e deixe ferver um pouco;

Coloque a carne na panela e deixe que ela frite um pouco para pegar o gosto dos temperos já adicionados;

Coloque água na panela – quantidade que cubra toda a carne;

Antes da água começar a ferver, dissolva o caldo de carne e acrescente na mistura;

Prove o tempero e adicione sal se achar necessário;

Após a água começar a ferver, tampe a panela de pressão;

10° Deixe a carne cozinhar por cerca de 30 minutos;

11° Retire a pressão da panela e experimente a carne, se ela já estiver macia, deixe a panela sem a tampa para que a água seque um pouco para ficar com o caldo mais grosso, se não estiver, deixe cozinhar por mais alguns minutos;

12° Após o caldo engrossar um pouco, acrescente o cheiro verde e a cebolinha, mecha bem e a carne estará pronta para servir.

Dica

* Corte verduras e legumes e cozinhe junto com a carne. Os ingredientes mais utilizados nesses casos são a batata, a cenoura, a mandioca, o chuchu e a abóbora. No caso, elas devem ser adicionadas após os 30 minutos, e ao conferir a maciez da carne é indicado que veja se as verduras estão cozidas.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?