Qual a função do citoplasma na célula

Nos seres vivos nos diferenciamos dos seres inanimados pelo fato de possuirmos células, essas são as menores unidades com funcionalidades específicas em nosso corpo. É importante destacar que os vírus embora consigam se reproduzir e possuam material genético não possuem células, Essa dualidade vem a anos arrastando uma questão dentro da biologia quanto a presença ou não de vida nesses parasitas.

Os organismos vivos

A maior partes dos organismos vivos possuem apenas uma célula, como é o caso das bactérias, no entanto existem os organismos pluricelulares como é o caso dos espécimes do reino animalia, nestes cada célula ou grupo de células adquirirem papeis próprios, entretanto trabalham de forma coordenada com todas as demais, sendo como uma pequenina engrenagem dentro da mecânica  orgânica.

citoplasma
Representação de uma célula, na qual é possível visualizar o citoplasma.

Hialoplasma e Citoplasma

Dentro de uma célula existe uma série de estruturas, entre elas está o citoplasma, também chamado de hialoplasma, esse fica localizado entre a membrana plasmática e o núcleo nas células  sendo o maior volume da estrutura. O citoplasma tem uma constituição gelatinosa semi-fluida, isso graças a sua constituição com abundância de água.

Além da água o hialoplasma é constituído de proteínas, açucares e sais minerais, dentro dele estão dispersas as organelas, canais e bolsas membranosas que juntos trabalham para o funcionamento do metabolismo celular. Dentre as principais organelas podemos destacar: Complexo de Golgi, ribossomos, mitocôndrias, centríolos, lisossomos e retículo endoplasmático.

É também no citoplasma que ocorrem a maioria das reações vitais do corpo da célula, fomentação de moléculas estruturais e ainda a armazenagem de varias substâncias importantes com o glicogênio por exemplo.

citologia subdivide o citoplasma em ectoplasma e endoplasma, a primeiro fica localizado na porção periférica da célula e tem uma consistência gelatinosa, já o endoplasma se encontra nas imediações centrais do corpo celular e tem consistência menos viscosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.