Qual a fonte de moléculas de glicose para os animais

Diferente dos seres humanos os animais não tem um acumulo grande de moléculas de glicose, a glicose é uma das principais geradoras de ATP para o corpo, que são fontes de energia para o processo de respiração, fermentação, etc. ela é o principal carboidrato do corpo, seu potencial energético e vasto e é exclusivamente a fonte de energia do cérebro.

Nós animais a absorção de glicose funciona de forma diferente, seu corpo absorve muito rapidamente esse tipo de molécula então para eles terem energia reserva e necessária a criação de glicogênio, uma espécie de polímero feito de glicose que geralmente fica no fígado, a glicose ainda pode ser transformada em tecido adiposo e levado pelas vias metabólicas.

animais
Foto: Reprodução

Como muitos animais não conseguem absorver sacarose, ele realizam o processo de hidrolise para obter esse e outros nutrientes, o suco pancreático e outros substancias quebram o glicogênio, no caso dos animais a energia reservada, muitas vezes fica no músculo, para auxiliar a rápida movimentação, ou em uma caçada, e logico que todos esses processos irão depender de qual grupo do reino animal no qual certo animal se situa que por sua vez pode possuir formas diferentes de armazenar energia.

animais
Foto: Retirada da internet

Os animais assim como nós retiram a sua fonte de glicose da alimentação, apesar de passar por processos diferentes, assim como sua Gliconeogênese, mas todos esses nutrientes estão diretamente ligados a regulação do organismo. A falta de glicose no organismo pode deixar o animal enfraquecido, sem energia, e desorientado, e muito raro ver algum caso onde um animal tem uma taxa alta de glicose, mais provável que aconteça com animais domésticos, em ambiente onde os animais não possam gastar a sua energia acumulada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.