Qual a fonte de energia da Segunda Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial se deu no início do século XVIII na Inglaterra, onde os capitalistas visavam o crescimento econômico e o avanço tecnológico, inserindo ainda as grandes industrias, diminuindo os gastos com a mão de obra braçal. Mas na primeira etapa dessa revolução a energia ainda era a vapor.

A Segunda Revolução Industrial nasceu devido o processo científico e tecnológico que acontecia na Europa. Com o aumento da produção das mercadorias, foi fácil também ser elevado os mecanismos da época para conseguir cada vez mais avanço nas produções.

O marco do segundo período dessa revolução, se deu não apenas pelos avanços tecnológicos, mas pelo o que eles proporcionaram, tais como a descoberta de novas fontes de energia, sendo elas a do petróleo, a do urânio e a transformação de água em energia através das usinas hidro-elétricas.

A invenção da energia por esses meios e a descoberta de várias ligas 

Lâmpada

metálicas permitiu que o desenvolvimento das comunicações fossem levados adiante e que dessem certo. Os principais aparelhos fornecidos a sociedade nesse período foram os telefones, os rádios e os telégrafos.

Nesse período, quase nenhuma pessoa tinha condições de ter uma boa qualificação profissional e com isso vendiam sua mão de obra braçal por um valor muito baixo. Durante toda a Revolução Industrial, o poder maior eram sempre dos capitalistas, que enriqueciam com grande facilidade por conseguirem lucrar e obter a mais-valia.

Dica

Para entender um pouco mais sobre como se dava o processo do mundo capitalista na Revolução Industrial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.