Qual a diferença entre trabalho e emprego

Desde muito tempo, a sociedade lutou para ter reconhecido os seus direitos no âmbito trabalhista, para que sua mão de obra fosse vista e valorizada e após muitas indas e vindas, os direitos e deveres apareceram para todos. Mesmo sendo palavras tão parecidas, há uma diferença entre ser um trabalhador e ser um empregado.

Trabalho

• O trabalho é em seu fundamento principal, a atividade mental ou física que uma pessoa se propõe a fazer para obter ou transformar algo ou alguma coisa.

Seu surgimento veio desde muito tempo, onde todos podiam utilizar o seu próprio ideal para realizar várias atividades, principalmente a de pegar algo da natureza e modificar ou criar alguma outra coisa que possuísse sentido, lógica e utilidade.

Antigamente, o trabalho era feito de forma escrava e por servidão, mas com a conquista dos direitos trabalhistas, essas pessoas conquistaram a sua liberdade.

Emprego ou trabalho?

O trabalho então pode ser denominado por qualquer atividade realizada por uma pessoa, desde que a mesma não seja comandada por outra e que não receba nenhuma recompensa de ninguém para realizar o serviço, mas sim pela venda de sua produção.

Emprego

• O emprego surgiu após a Revolução Industrial, onde capitalistas contratam pessoas para executarem tarefas para seu próprio ganho financeiro, e por esse serviço essas pessoas são remuneradas.

Uma pessoa que possui um emprego, não pode utilizar de suas ideias para executar suas atividades, pois suas tarefas são mecanizadas, feitas de acordo com o que o chefe necessita.

O emprego só pode se desenvolver juntamente ao capitalismo, pois o trabalhador vende a sua mão de obra para, a sua força de trabalho física e mental para outra pessoa, em recompensa, recebe o salário como pagamento.

No século XXI, uma pessoa só é reconhecida em seu emprego quando desempenha um bom trabalho, isto é, quando se esforça para dar o melhor de si em mão de obra e ideias, mas que ainda assim vende a sua força de trabalho para outros para ser remunerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.