Qual a diferença entre ética e moral resumo

Muitas pessoas se confundem sobre moral e ética, as duas prevem condutas que devem ser seguidas por um ou mais indivíduos com foco em estabelecer uma sociedade melhor para viver segundo os padrões estabelecidos pela mesma.

Ética: é uma reflexão sobre a moral e envolve um conjunto de condutas que devem ser tomadas por uma pessoa sem que ela necessite de regras pré-estabelecidas para isso, ou seja, são conhecimentos extraídos de uma reflexão sobre a moral.

Por exemplo, se uma pessoa deixa cair um celular na rua e você avista, você pega o celular e devolve imediatamente à pessoa. Essa é uma conduta ética que partiu por iniciativa própria.

o que significa moral e ética
Moral e Ética
(Foto: Reprodução)

Moral: são normas ou regras estabelecidas por um grupo que servem como orientadores sobre o que é correto e o que é errado, ou seja, elas são aplicadas a todos os indivíduos que as devem seguir como um ponto norteador do comportamento de uma pessoa em uma sociedade. Por exemplo, ter uma única esposa é uma conduta moral pré-estabelecida pela sociedade brasileira, já em outro países ter mais de uma esposa é algo normal que não foge a moral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.