Qual a diferença entre calor e temperatura

Mesmo tendo um significado diferente, as palavras temperatura e calor são muito confundidas em vários contextos. Ambas estão relacionadas á física e a termologia ou termofísica.

O que é termologia?

A termologia é um dos ramos da física que avalia e estuda todas as formas de relações de trocas de calor e as manifestações de quaisquer tipo de energia que consegue produzir qualquer tipo de mudança de estado físico de um corpo, seja um resfriamento ou um aquecimento. Esse conceito se baseia na troca de calor entre corpos, onde um cede e o outro recebe calor.

Calor

Calor x temperatura

O calor é caracterizado sempre como a energia térmica que está em movimento, isto é, ela é a energia que está sendo passada de um corpo para outro sendo que sempre o corpo mais quente cede o calor para o corpo mais frio e assim sucessivamente.

Temperatura

A temperatura é visualizada como qualquer tipo de grandeza que consegue medir a movimentação das partículas dos corpos presentes na reação.

Ela consegue ser medida de acordo com as sensações termais do corpo e com aparelhos, como o termômetro. Se está quente ou frio, a temperatura é quem vai dizer, sendo por uma sensação de toque de um corpo com o outro ou com qualquer aparelho que consiga medir essa inquietude dessas partículas.

Diferença entre calor e temperatura

A grande diferença entre essas duas definições é que o calor reage de forma externa em seus corpos, aumentando sempre a agitação das partículas quando presente e também a vaporização da água; já a temperatura está ligada a parte interna dos corpos, dando a sensação de frio e quente e sendo definida de forma geral por aparelhos termais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.