Qual a diferença de 3g e 4g

A ritmo evolutivo da indústria tecnológica é impressionante, em pouco tempo as novidades se tornam obsoletas frente aos avanços e isso é latente no nicho das telecomunicações. Recentemente começou ser divulgado o termo para a quarta geração de telefonia móvel, a 4G. Mas ainda muitas perguntas pairam sobre esse assunto, uma delas tentaremos responder nesse artigo, qual a diferença entre 3G e 4G?

quarta geração de internet móvel
A 4G trará velocidade de uma banda larga a sua internet móvel

Faremos um rapto retorno ao passado para tentar entender como se deu o processo desenvolvimentista da internet móvel até chegar no quadro que temos atualmente. A primeira Geração surgiu ainda nos anos 80, oferecendo um serviço de segurança capenga, aberto constantemente a interferências, clonagens e quebra de sigilo das conversas. Na década seguinte foi apresentada a 2G, que trazia a digitalização do sinal, em detrimento do analógico, isso permitiu a decodificação. Um das funções mais enfáticas conseguidas era o envio de SMS. No entanto, o processo de adequação as novas tecnologias era paulatino e pouco acessível, os altos preço ainda dificultava a aquisição por maior parte do contingente populacional, considerado um item supérfluo, sinônimo de luxo e opulência.

Com o entrar do século XXI, inaugura-se também a rede 3G, essa permitiu uma verdadeira revolução no seguimento de telefonia móvel, agora os smartphones e tablets podiam realizar videoconferência, acessa em tempo real a internet, fazer downloads, chamadas de voz virtuais, com uma maior amplitude de cobertura, um novo universo que se abria para os usuários.

Em fim chegamos a 4G, está não pode ser considerada revolucionária assim como a sua antecessora, nem um aprimoramento dessas, ela é bem mais ampla e atinge outros seguimentos, não apenas abarcando a telefonia móvel, estendendo-se a outros tipos de equipamentos como televisores HD por exemplo. Hoje existem duas empresas que disputam o mercado da quarta geração,  a WiMAX e a LTE.

No Brasil, já foi iniciado o projeto 4G e algumas capitais contam a disponibilidades dos serviços por algumas operadoras, mas  portabilidade ainda é muito fragmentada. Isso não apenas devido a falta de abrangência do sinal, mas também a ainda seleta lista de aparelhos com compatibilidade com o sistema LTE que foi adotado no país. Nesse início devido a baixa procura, a rumores que as taxas não serão tão convidativas, mas com o tempo os valores devem ficar mais praticáveis a esmo do que aconteceu com com a 3G.

Mas afinal quais os benefícios e vantagens que trarão a 4G? A quarta geração reúne tudo o que atualmente é oferecido pela rede 3G com uma velocidade até quatro vezes maior, conseguirá, por conseguinte, oferecer o suporte de dados hoje encontrado na Banda Larga, a longo prazo espera-se com isso um maior acesso a internet de qualidade a uma parcela maior da sociedade, democratizando o acesso ao conhecimento e cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.