Quais sao os sintomas de reumatismo no sangue

dor no joelho
Dor nas articulações pode ser um sintoma do reumatismo no sangue

O reumatismo no sangue, conhecido cientificamente com febre reumática,é caracterizado por inflamação nas articulações, sistema nervoso prejudicando até mesmo o coração. É uma doença auto-imune causada pela bactéria estreptococo beta-hemolítico que ao não receber o tratamento adequado pode se transformar de uma simples dor de garganta para esse sério problema.

O tipo de doença é comum em áreas de baixo índice de saneamento básico, nestes locais a bactéria encontra condições perfeitas para proliferar, é importante salientar que não são todas as pessoas contaminas pelo micro-organismo que iram sofrer de reumatismo sanguíneo, é preciso uma certa pré disposição genética para a patologia.

O primeiro sintoma do estreptococo é a dor de garganta, no entanto, essa rapidamente sumirá quando o corpo produzir anticorpos para ele, o problema é a proteção do nosso corpo torna-se nossa carrasca, segundo pesquisadores a constituição genética da bactéria é muito parecida com a de articulações do nosso corpo, isso faz com que o anticorpo se confunda e acabe por atacar o próprio corpo, por isso auto-imune. Os primeiros sintomas disso são inchasses nas articulações das pernas seguidas de febre reumática,  a dor é tão intensa que as vezes o indivíduo não suporta nem o ato de si locomover. Em casos mais graves a pessoa pode sentir insuficiência cardiorrespiratória, cansaço e taquicardia.

O tratamento a princípio deve ser preventivo para que o mal não se alastre pelo corpo, é feito com antibióticos inclusive a penicilina, para as dores e inflamações é ministrado drogas analgésicas e se houver comprometimento cardiovascular é necessário o uso de Cortisona. Tratar a patologia é muito importante já que suas complicações podem acarretar até mesmo o óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.