Fc Noticias » Novidades » Quais são os crustáceos?

Quais são os crustáceos?

Compreenda nesse artigo o que são os crustáceos, quais são os animais que pertencem a esse grupo e suas principais características.

     

O reino animal é repleto de organismos heterótrofos – aqueles que não produzem o próprio alimento – e tem como um dos seus principais grupos o crustáceo. Esse conjunto possui 50.000 espécies descritas aproximadamente, sendo a maioria delas de origem marinha.

Os animais pertencentes a essa categoria são invertebrados artrópodes, ou seja, não possuem coluna vertebral, mas sim exoesqueleto rígido, com apêndices articulados – como as patas, caparaças externas, etc. Dentre os mais conhecidos, podemos citar:

Quais são os crustáceos?

Caranguejo.
(Foto: Reprodução)

» Lagostas;
» Camarões;
» Cracas;
» Percebes;
» Tatuís;
» Siris;
» Caranguejos;
» Pulga-d’água;
» Bicho-de-conta.

Especialistas revelam que todos esses animais são do reino Animalia, do filo Arthropoda e do subfilo Crustacea. Suas espécies são em partes adaptáveis aos ambientes aquáticos (água salgada e doce) e/ou terrestres (troncos apodrecidos, areia, pedras).

Reprodução

A maioria dos crustáceos possuem reprodução dióica – onde é possível distinguir o macho e a fêmea através dos seus sexos, porque eles se encontram separados. O acasalamento é efetuado de forma sexuada, onde o macho transfere para a fêmea uma cápsula com espermatozoides que entram em contato com  os óvulos.

A fecundação é executada na parte externa do organismo, onde os óvulos são eliminados para fora do corpo da fêmea após a formação completa dos embriões e ficam pregados em sua estrutura física (geralmente no abdômen ou nas patas). O desenvolvimento dos ovos podem ser diretos ou indiretos, passando quase sempre por etapas larvais

Desenvolvimento

Esses animais podem se desenvolver não somente pelo crescimento direto que emerge do ovo, mas também por metamorfoses – por meio das larvas náuplias, mysis, megalopas e/ou zoeas.

Alimentação

A boca dos crustáceos é ventral e o seu trato digestivo quase sempre é reto, mas suas formas de alimentação se diferenciam de acordo cada espécie e com o ambiente em que vivem, podendo ser herbívoros, saprófagos, carnívoros ou filtradores de matéria orgânica.

Curiosidades

» O primeiro relato de constatação dos crustáceos na Terra foi no período Cambriano, onde fósseis muito parecidos com os de cracas foram encontrados. Os caranguejos e lagostas são pertencentes as eras Mesozóica e Cenozóica.

» Esse grupo de animais são caracterizados atualmente como os principais ingredientes da gastronomia brasileira, mediterrânea, japonesa, espanhola, tailandesa e portuguesa. Os pratos servidos são considerados como iguarias por possuírem sabores incríveis, sendo servidos com mais frequência centros alimentícios dos litorais.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?