Quais paralelos delimitam a zona térmica do Brasil

As zonas térmicas se implicam nas delimitações do planeta em relação a climatização, de acordo com as características físicas, com a rotação da Terra e os raios solares que incidem de forma intensificada em locais distintos de toda a sua extensão territorial. Seu formato esférico, também é uma particularidade a se destacar nesse processo, pois possibilita que algumas áreas sejam mais quentes que as outras.

Cientistas afirmam que a região que se localiza mais próximo a linha do Equador ou zona intertropical, possuem temperaturas mais elevadas, porque a luz solar atinge a sua superfície de forma perpendicular. Já as demais áreas, que se aproximam a Zona Polar Ártica e Antártica, tem temperaturas mais amenas, pois a luz do sol incide em sua extensão de maneira inclinada.

Devido a maneira singular como a luz solar se manifesta em determinadas áreas do globo terrestre, sua estrutura foi classificada em cinco zonas principais, sendo elas:

» Zona tropical ou intertropical: também conhecida como zona tórrida, recebe a luz solar de forma vertical em sua superfície, mantendo temperaturas consideravelmente elevadas;

» Zonas temperadas: recebe a luz solar de forma inclinada em relação à zona tropical, mantendo temperaturas mais baixas;

» Zonas polares: recebe a luz solar de uma forma bastante inclinada, característica que faz com que sua extensão tenha as menores temperaturas da Terra.

Brasil

O Brasil, é o 5° maior país do mundo em relação a sua extensão territorial. Sua localização no globo terrestre se manifesta em grande escala no Hemisfério Sul ou Meridional (cerca de 93%). Em relação as zonas térmicas, é situado dentro da zona tropical ou intertropical, tendo como seus paralelos de delimitações o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

É importante ressaltar que a região sul do país, é a única que se encontra abaixo do Trópico de Capricórnio e por isso está situada na zona térmica temperada, manifestando características climáticas singulares as outras demais regiões.

Quais paralelos delimitam a zona térmica do Brasil
Representação das zonas térmicas e paralelos do planeta Terra.
(Créditos da foto: http://georesumos.blogspot.com.br/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.