Quais outros países comemoram o Carnaval

O Carnaval é uma festividade completamente alegre que acontece em várias partes do planeta, sendo um evento anual demarcado como um dos maiores agrupamentos populares mundiais, reunindo povos de várias classes sociais, raças e etnias em prol de viabilizar brincadeiras e outras opções de entretenimento.

Historiadores acreditam que esse sarau tenha origem na Grécia, surgindo por volta dos anos 600 a 520 a.C., onde seus habitantes executavam rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e produção de mercadorias.

Segundo relatos cristãos, em meados de 590 d.C., a Igreja Católica adotou esse acontecimento, implantando-o com mais vitalidade no século XI, dentro da Semana Santa, período que antecede a Quaresma. A grande ligação existente nesse laço é compreendida pela criação da palavra Carnaval, carnis valles, que no latim significa prazeres da carne.

Por essa razão o festejo é demarcado internacionalmente por grandes celebrações, contendo muita comida, bebida e música. Somente com a chegada do Renascentismo que as máscaras, fantasias, carros alegóricos e desfiles foram articulados nesse processo.

Nos últimos séculos, o Brasil se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval, mas outros relevantes países também promovem essa comemoração, como:

Alemanha

As cidades onde as comemorações carnavalescas acontecem com mais intensidade são Berlim, Bonn e Colônia. Todas essas extensões organizam desfiles animadíssimos, onde pessoas usam máscaras para esconder seus rostos, devido a expressão “O diabo está solto”. Sua iniciação acontece em Novembro e se estende por aproximadamente três meses. Os nomes populares desse evento alemão são Aschermittwoch, Karneval, Weiberfastnacht, Rosenmontag, Köln, Faschingdienstag e Rheinland.

Quais outros países comemoram o Carnaval
Máscara de Carnaval.
(Foto: Reprodução)

Observação: Em Maio também é comemorado o Carnaval das Culturas em Berlim.

Canadá

Nessa dimensão é comemorado o maior Carnaval de inverno do mundo, tendo a sua folia concentrada na cidade de Quebec, que envolve a presença de concertos musicais, atividades esportivas, esculturas de neve, pesca no gelo e outras demais competições por cerca de 3 semanas.

Colômbia

A festividade folclórica nessa região foi considerada pela Unesco como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, tanto por causa da sua Batalha das Flores, quanto pelos espetáculos de dança. Animação é o que não falta por essas redondezas.

Estados Unidos

O Carnaval de Nova Orleans, em Louisiana, é um dos mais famosos de toda a América do Norte, onde carros alegóricos passeiam por toda as avenidas da extensão, levando alegria com a celebração do Mardi Grass com as agremiações dos Bacchus.

Equador

A comemoração nessa região dura cerca de duas semanas, onde acontece desfiles de escolas de samba e todos se destinam às praias, brincando de jogar balões cheios de água uns nos outros. Muitas mesas de frutas e flores são vistas nesses locais, deixando o clima com aspecto de primavera.

França

O Carnaval francês é focado na cidade de Nice, onde bonecos gigantescos de papel machê são vistos por todas as ruas, estando presentes nos desfiles e também na famosa Batalha das Flores. Sua duração é de aproximadamente 10 dias ininterruptos, sendo caracterizado como um dos maiores carnavais de todo o planeta.

Itália

A cidade de Veneza é uma das mais frequentadas no carnaval italiano, dinamiza uma aparência de baile de máscaras pelas ruas e no interior dos mais antigos castelos da redondeza, aglomerando pessoas de todos os estilos imagináveis. Todo o festejo conta com a presença de fantasias luxuosas e detalhistas, grandes bailes, desfiles e danças.

Argentina

Os argentinos lotam todas as avenidas da sua capital Buenos Aires durante o Carnaval, compondo uma mistura de ritmos, fantasias, carros alegóricos e muitas opções de entretenimento, tendo grande parte das suas particularidades comemorativas bastante parecidas com a dos brasileiros.

Uruguai

A festa carnavalesca dos uruguaios dura aproximadamente 40 dias seguidos, contando com a presença de um grande público e foliões no centro de Montevidéu, todos em ritmo do batuque afro-uruguaio, deixando o evento ainda mais com a cara do país.

Japão

Muitos acham que devido a diferença cultural do Japão, comemorações como o Carnaval não são realizadas pela sua população, mas se enganam, já que a celebração possui até nome: Asakusa Samba Carnival. Toda sua organização é bem parecida com a do Brasil, como carros alegóricos, fantasias e até mesmo os sambas e enredos, sendo boa parte deles puxados pelos próprios brasileiros que habitam a área.

Observação

Existem outros milhares de lugares onde essa festividade é produzida, como na Suíça, Republica Dominicana, Haiti, Eslovênia, Austrália, Reino Unido, Portugal e Espanha. Nesses centros turísticos, as atrações fornecidas são basicamente as mesmas das relatadas nos destinos acima, mas cada uma possui uma particularidade única devido a diferença da cultura que exercem em sua nação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.