Quais os sintomas da vesícula inflamada

A vesícula é um órgão que fica próximo ao figado e ao intestino, ela tem a função de carregar o liquido chamado bile que é produzido pelo fígado. Esse líquido é formado por água, colesterol, lecitina e ácidos biliares, ajuda na digestão da comida quando ela chega no intestino delgado, mais precisamente  no duodeno que é a primeira parte do intestino. A bile é toda concentrada na vesícula e devido a essa concentração alguns problemas podem ocorrer.

imagem de como funciona a vesícula
Imagem da Vesícula Biliar (foto: reprodução)

Cálculo biliar

O cálculo biliar acontece quando a vesícula fica sobrecarregada e não há  um equilíbrio entre a quantidade de água que ela libera e o líquido da bile. A vesícula biliar tem a capacidade para armazenar até 50 ml, o que não é muito, quando está muito concentrada ela começa a deixa o liquido da bile mais espesso, eles então vão se formando em pequenos cristais e esses cristais podem causar a inflamação na vesícula. Os sintomas as vezes podem não aparecer, muitas vezes se apresentam como uma simples dor na região abdominal. Em casos mais graves pode causar vômito, febre, a dor aparece como uma torção. É bom visitar um médico caso esteja desconfiado.

Diagnostico

Como os sintomas da vesícula são bem comuns, fica difícil identificar o problema. O exame mais usado para identificar esse tipo de problema é a ecografia, mas o médico pode solicitar vários outros exames para esse meio, alguns deles são:

  • Ultrassom abdominal
  • Tomografia computadorizada abdominal
  • Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE)
  • Varredura da vesícula biliar por radionuclídeos
  • Ultrassom endoscópico
  • Colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM)
  • Colangiografia trans-hepática percutânea (CTP)

Tratamento

O tratamento para a o cálculo biliar, que é adotado por quase todos os médicos, é o cirúrgico. A cirurgia é chamada de colecistectomia e consiste basicamente na retirada da vesícula. O grande motivo para uma método tão extremo é que simplesmente não há como prevenir a formação de novas pedras, mesmo que as pedras sejam dissolvidas ou retiradas, com o tempo novas pedras serão formadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.