Quais os gases que são responsáveis pelo efeito estufa

Efeito Estufa

O efeito estufa natural é proporcionado pela camada terrestre para deixar o planeta em temperatura ambiente para que as formas de vida existentes no mundo possam sobreviver, sem a existência do mesmo, as temperaturas seriam muito frias, causando inúmeras extinções, tanto no mundo animal, quanto no vegetal e humano. Por causa da poluição que as novas tecnologias proporcionam e pela falta de preservação da natureza, muitos gases são jogados a atmosfera, fazendo com que o efeito estufa seja uma ameaça, pois ele está aquecendo mais do que deveria, fazendo com que muitos problemas surjam, tais como enchentes, aparecimento de tufões, furacões e maremotos.

Gases

Os gases responsáveis por essa instabilidade são os combustíveis fósseis, dióxido de carbono, gás metano, hidrofluorcarbonetos, hexafluoreto de enxofre, perfluorcarbonetos e óxido nitroso. Outros fatores importantes que vem ajudando a piorar o efeito estufa são o desmatamento, a poluição e as queimadas.

Gases Prejudiciais

A ação do efeito estufa prejudicial pela poluição é decorrente de muita liberação dessas substâncias no meio aquoso, fazendo com que sejam utilizadas como isolante térmico da Terra, o calor excessivo fica localizado em camadas mais baixas, fazendo com que vários fatores prejudiciais para as formas de vida aconteçam. O câncer de pele é um dos problemas de saúde mais avistados por pesquisadores para a sociedade humana. Por decorrência dessas mudanças climáticas de temperatura, muitas empresas já investem em produtos que protejam mais a pele das pessoas para efetivar uma maior proteção.

Causas e reações do efeito estufa

Consequências do efeito estufa

Muitos eventos de desastres ambientais vem ocorrendo em todo o mundo, inclusive a mudança das temperaturas, que basicamente não acontecem mais em conjuntura com as estações do ano. Não há mais uma previsão certa para o tempo de seca, de frio, de calor ou de chuva, todo o sistema natural está desregulado em função aos poluentes emitidos para a atmosfera e por causa da destruição das florestas.

Para tentar conter o avanço demasiado dessa poluição descontrolada, ONG’s e governos de vários países do mundo se reuniram para procurar uma forma de diminuir um pouco o efeito estufa. A única saída para todos era fazer um acordo de conservação ambiental e diminuir a produção da poluição causada pelos gases. O tratado foi aceito por todos os componentes do grupo, onde todos assinaram o Protocolo de Kyoto, que era composto de indicações de como prevenir o aumento da degradação do meio ambiente devido ao desastre natural.

Metas foram estipuladas para a quantidade de gases emitidos a atmosfera, mas alguns países propunham o aumento dessas porcentagens por indicarem que essa lei atrapalhava o desenvolvimento do país em meio industrial, um deles foi os EUA, um dos maiores produtores de gases poluentes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.