Quais as maiores dúvidas dos jovens

A adolescência é uma das fases mais difíceis, porque dita a transição da infância para a jovialidade e posteriormente à vida adulta, onde a maturidade se faz como artifício essencial para o domínio de escolhas e decisões, que são muitas, tanto em relação a área sentimental, quanto profissional, social, familiar, etc.

As transformações físicas, emocionais e mentais são completamente relevantes sob a atitude desses indivíduos, pois se encontram com grandes taxas hormonais, que variam de intensidade o tempo todo. Inúmeras dúvidas surgem na cabeças das meninas e dos meninos nessa fase. Se você está vivendo esse momento e também vem passando por isso, leia os tópicos a seguir e aproveite para pensar nas dicas.

Conflitos familiares

A adolescência é classificada por muitos pais como um período de rebeldia, onde discutem muito com seus filhos, entrando em sérios desacordos, na maioria das vezes. Mesmo tendo opiniões diferentes, é essencial que um bom diálogo se mantenha no âmbito familiar, pois assim a amizade entre os membros ajudará a resolver os problemas que surgirão pelo caminho.

Para os pais: Tenha mais paciência com seus filhos, procure manter a calma, estipular limites e também respeitar os seus espaços. Crie laços de amizade com eles desde a infância, para que sempre tenham com a opinião de vocês para variados assuntos, evitando assim que cometam sérios erros ou optem por caminhos “errados”.

Tida dúvidas para jovens.
Jovens passeando pela rua.
(Foto: Reprodução)

Para os jovens: Tenha paciência com os seus pais, eles desejam apenas evitar que se magoem com suas escolhas. Procurem manter um nível relevante de amizade com eles, desabafando, pedindo conselhos e compreenda as suas limitações. Para tudo há seu tempo, por isso, não tenha pressa, não acelere os acontecimentos da sua vida.

Carreira profissional

Essa é uma das particularidades mais difíceis na vida dos jovens, porque a escolha da carreira profissional ditam o que serão por um período de sua história, como terão que se portar em meio a sociedade, qual o peso que terão sobre ela e a estabilidade que terá para se promover em seu meio.

Muitos adolescentes seguem os passos dos pais ou familiares, outros fazem suas próprias escolhas e alguns não se importam muito com isso, podem ser “qualquer coisa”. Bom, tanto a escola como várias outras modalidades de ensino, dão bases para a fundamentar esse processo. Aproveite todos eles, se especialize, seja o que você quer, realize seus sonhos e não desista nunca de nenhum deles!

Vida sentimental

A adolescência revela os sentimentos “a flor da pele”, com relevância nas meninas, que são classificadas como pessoas mais dóceis e que sonham com um grande amor. É normal que os jovens comecem a gostar de uma garota ou rapaz nessa fase, que as declarações de amor sejam frequentes e intensas, que as proibições de namoro sejam estipuladas pelos pais, que existam chances do rompimento desses laços e do sofrimento desses indivíduos.

Como vimos nas descrições anteriores, esse é um período de grandes transformações, onde muitas pessoas passaram pela vida dessa faixa etária, o que realmente irá ser relevante nesse contexto é a importância que os adolescentes dão a esse processo, que pode vir a promover tanto a sua maturidade, quanto o acarretamento de situações preocupantes, como a impulsividade pelos desejos íntimos, uma gravidez, a obtenção de DST’s, entre outros fatores.

Relações íntimas

Devido a grande quantidade de hormônios que está presente no corpo dos jovens nessa fase, o desejo físico por outras pessoas também passa a se manifestar, onde a curiosidade se faz como uma grande arma para uma iniciação de relações íntimas muito jovens.

Qual é o momento certo?

Essa é uma pergunta muito realizada, com mais frequência pelas meninas, que são caracterizadas na maioria das vezes como “o lado frágil da relação”. Para falar a verdade, não existe uma idade certa na adolescência para começar a ter relações íntimas, o que realmente importa nessa prática são os cuidados que devem ser tomados pelos parceiros, como frequentar consultas ginecológicas (mulheres), urológicas (homens), usar camisinha e outros métodos contraceptivos.

Camisinha

Esse material é produzido para uso do órgão genital feminino e masculino, sendo vendidos em farmácias e disponibilizados nos postos de saúde do SUS, mas os homens é quem costumam manipular o produto com mais relevância, pois é mais fácil de colocar e de se encontrar no mercado.

Fazer o uso da camisinha é essencial tanto nas relações íntimas, quanto orais e anais, isso porque evita gravidez e o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DST’s.

Anticoncepcional

Os anticoncepcionais servem para evitar possíveis gestações, controlar o fluxo e o ciclo menstrual da mulher, aliviar a TPM, diminuir as chances da obtenção de câncer no útero e no endométrio, entre outras particularidades.

Observação: Antes de começar a tomar essas pílulas, tenha uma consulta ginecológica, para que o profissional prescreva o melhor anticoncepcional para utilização, de acordo com suas condições físicas e hormonais, diminuindo as chances de obter efeitos colaterais, como o ganho de peso.

Pílula do dia seguinte

A PDS se trata de um remédio de emergência, que evita a fecundação do espermatozoide no óvulo. Sua venda é realizada em farmácias, podendo sua estrutura ser encontrada em um ou dois comprimidos. Por ser uma grande “bomba” hormonal, o seu ministramento pode causar efeitos colaterais, como o atraso menstrual, sensibilidade nos seios, náuseas, dores de cabeça e vômitos.

A pílula é contraindicada para quem sofre de obesidade mórbida, doença vascular, hematológica e hipertensão. Em alguns casos, mesmo tomando esse medicamento, as mulheres ainda possuem chances de engravidar, ainda mais se demorarem para fazer o seu uso após a relação íntima.

Gravidez

Essa é uma das consequências que a iniciação das relações íntimas levam, com relevância para os jovens inexperientes e que não possuem ou não aplicam em seu cotidiano os ensinamentos sobre o uso correto da camisinha e dos anticoncepcionais, além dos seus benefícios.

Os/as adolescentes vem se tornando pais/mães muito novinhos, processo que ocasiona uma preocupação muito grande na OMS (Organização Mundial de Saúde), em outras entidades e órgãos, pois a infância destes jovens vem sendo desprezadas por terem que assumir grandes responsabilidades ainda tão novos.

Para os pais: Converse sobre o assunto com os seus filhos, tente incentivar o uso dos métodos contraceptivos, para evitar possíveis transtornos.

Para os jovens: Se proteja, use camisinha e caso a gravidez aconteça, não opte por retirar o bebê, pois isso pode causar sérios danos à saúde de mulher e do feto, como o óbito de ambos.

DST’s

O contato íntimo sem o uso da camisinha é o motivo da contaminação com as doenças sexualmente transmissíveis, enfermidades que provocam sintomas altamente desconfortantes e muitas vezes grave, podendo afetar pouco a pouco o sistema imunológico, causando sua falência. As principais DST’s que vem acometendo os jovens são a gonorreia, a tricomoníase, a clamídia e a Aids.

Uso de substâncias lícitas e ilícitas

Muitos adolescentes, mesmo sem terem idade permitida pelos órgãos públicos, fazem o uso de produtos nocivos a saúde, como cigarros, bebidas alcoólicas e outras demais drogas como a maconha, a cocaína, o LSD, o crack, entre outros. Muitos entram nessa “onda” pela roda de amigos, pela diversão e em grande parte das vezes, não conseguem sair mais do vício.

Vício

O uso cada vez mais frequente e intensivo dessas substâncias é proporcionado pelo vício do organismo nos elementos contidos nas drogas, que promovem sensações de energia, tranquilidade e prazer.

Depressão

Esse transtorno é classificado como um dos motivos de uso dessas drogas e também pode vir a ser uma das suas consequências, podendo levar o enfermo a ter sérios danos psicológicos, físicos, roubar, matar e cometer suicídio.

Consequências

Todos os componentes das drogas podem provocar sérios danos à saúde, tanto em seus sistemas, quanto tecidos, órgãos, psicológico e emocional. Além disso, ocasiona problemas familiares, o afastamento do usuário da sociedade, de bons ciclos de convivência e da sua carreira profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.