Protecionismo Brasil colônia

Para entender a parte, antes é preciso ter uma vista do todo, partindo desta perspectiva, versaremos um pouco sobre a política mercantilistas dos Estados absolutistas da Europa do século XV ao XVIII. Uma época em que o poder, a riqueza e a glória eram dadas pelo peso em ouro possuído.

protecionismo
Protecionismo uma das medidas para assegurar a acumulação primitiva de capitais

O Mercantilismo foi um conjunto de ações tanto no âmbito político quanto no comercial que visavam manter a balança comercial favorável, ou seja, entrar mais ouro e sair mais mercadorias. O primaz da ideia mercantil é a acumulação de capital, para isso, as nações investiram na extração de metais precisos nos seus domínios, os países que não possuíam jazidas precisavam encontrar outras formas de adquirir riqueza, então, embarcaram em suas naus rumo a novas fronteiras e mercadorias, um mecanismo para fazer o ouro alheio entrar em suas fronteiras.

Para que a intento metalista se concretize é preciso que o desenvolvimento nacional esteja bem fomentado, sabendo disso, o Estado intervia na economia e incentivava o desenvolvimento manufatureiro, trazendo mestres artesãos, incentivo fiscais, premiações para inventos importes ao progresso econômico, disseminação da ideia do trabalho como benevolente ao ser, ou seja, tudo que ajudasse a gerar renda interna. Em contra partida, protegia seu consumidores do mal estrangeiro, criando altas taxas alfandegarias e leis protecionistas que permitam que apenas o capital externo entrasse.

Nas colônias não foi diferente, os Ibéricos acreditavam que estas existiam para os fins da metrópole. No caso português, a metrópole impôs um pacto à colônia, monopolizando o comércio, desde a conquista o território brasileiro foi alvo do extrativismo lusitano, primeiro com o Pau-Brasil, quase extinto das matas. Com o desaparecimento da madeira, o foco comercial passa a ser a cana-de-açúcar fase extensa de exploração das terras, que se estendeu até o entardecer do século XVII, em seguida tem largada da corrida do ouro que quase esgotou os jazidas do metal no país.

Todo este monopólio só findou-se em 1808 com a fuga da família real portuguesa para a colônia, na tentativa de escapar do julgo de Napoleão Bonaparte. Por ter dado cobertura a evasão da coroa, a Inglaterra forçou a abertura dos portos brasileiros às ditas nações amigas, com isso, são agora os germânicos os dominantes das relações comerciais brasileiras.

O protecionismo, portanto, foi e continua sendo em parte, um artifício para proteger a economia própria das investidas internas, na teoria isso funciona, mas, na atual configuração mundial pode acometer um certo  descompasso e atraso na corrida por capital. Embora negue, a  presidência do Brasil dá traços de protecionismo, o problema é que isso freia também o investimento externo, e fada a o comércio brasileiro a um forma de subsistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.