Propostas para melhorar o meio ambiente

O meio ambiente tem sido ignorado há décadas pelo homem.  Com o surgimento de industrias, a crescente demanda da manufatura, a natureza vem sofrendo grandes choques em seu ambiente, em que grande parte das florestas foram perdidas ou completamente devastada para suprir as necessidades do homem moderno. Felizmente, muito lentamente, as pessoas estão começando a perceber o mal que esse tipo de ação contra a natureza vem causando principalmente ao ser humano. Atualmente lutamos para conseguir uma maneira de manter a economia crescente , mas em harmonia com a e a fauna e a flora.  Á isso nós chamamos de  sustentabilidade.

meio de preserva o meio ambiente
Lentamente o homem percebe que é preciso e possível viver em harmonia coma natureza que o circunda.

( foto: reprodução)

Muitas propostas surgiram com maneiras de amenizar o mal causado ao meio ambiente, algumas até revolucionarias, entretanto não é fácil lidar com o complexo econômico as suas vontades. Por mais que tenhamos, por exemplo carros movidos a energia elétrica, a industria do petróleo nunca desistiria do seu império para aceitar tal proposta. Porém existem algumas formulas simples para melhorar o meio ambiente, confira algumas delas.

1) Economizar água

Algo simples que qualquer pessoa pode fazer é reduzir o tempo de banho. Cerca de 90 litros de água são gastos em um banho de 30 minutos, o mesmo vale para aquela torneira que fica aberta durante 5 minutos, que equivale a 12 litros de água. Mantendo-os fechados em intervalos de suas funções, você irá economizar pouco mais de 50% da água consumida. Esses são apenas alguns exemplos de como podemos evitar o desperdício de água. O governo também deve ajudar nessa questão, apenas 35% da  água é tratada, o resto e jogada totalmente poluída em rios, lagos e no mar, aumentar esse efetivo de tratamento é essencial.

2) Economizar energia e buscar outras fontes

A energia no Brasil tem o mérito de ser uma das que menos prejudica o meio ambiente, pois quase toda energia gerada em nosso país, vem  por meio das usinas hidroelétricas. Entretanto em outro lugares do mundo, muito da energia produzida vem prejudicando a natureza. Há formas de estar buscando novas fontes de energia limpa como energia solar, eólica, biocombustíveis, etc. Além disso evite deixar lampadas acesas quando não é necessário, o mesmo vale para aparelhos eletrônicos, isso contribui muito para manter um meio ambiente limpo e também irá reduzir o consumo de energia em sua residência ou empresa.

3) Reflorestamento

O equivalente a quatro estádios de futebol por dia são desmatados apenas no Brasil, reduzir essa marca é realmente necessário, entretanto ainda pior que isso é a questão da falta de reflorestamento, muitas vezes esses espaços são usados para agropecuária e isso é uma perca muito grande em questão de floresta. É preciso haver políticas de reflorestamento.

4) Diminuir a emissão de gases nocivos

Todos os dias milhares de carros circulam em todos os lugares do mundo emitindo toneladas de gases tóxicos ao ar, além disso milhares de industrias emitem gases muitas vezes, tão nocivos quanto o próprio dióxido de carbono dos carros, isso tudo contribui para aquecimento global e para formação de chuvas acidas.

5) Reciclagem

É a questão viável  em todo o mundo. Milhares de toneladas de lixo são lançados todo os dias em aterros e quase metade desse lixo poderia ser reciclado de forma eficiente, uma maneira de ajudar é separando o lixo e por fim investir na  reciclagem, procurar outros meios e modos, inventar e reinventar para não prejudicar a mãe natureza, mais do que já está prejudicada. Contudo havendo assim, na reciclagem, um retorno econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.