Proibição de vestibular para curso com nota baixa na avaliação

cursos de graduação
Todos os dias novos cursos superiores são lançados no mercado, e deficit de qualidade sobe no mesmo ritmo.

No Brasil um grave problema já vem se arrastando de longa data é a baixa qualidade nós cursos de nível superior, esse quadro se configura pela precariedade dos mesmos no que tange os preceitos básicos de uma formação universitária, pesquisa, extensão e ensino. O MEC avalia  periodicamente os cursos através do Sinaes ( Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) que usa de fonte as avaliações institucionais e o desempenho dos estudantes no Enade.

Segundo a publicação dos dados dos processos avaliativos referentes ao ano de 2011 cerca de 30% dos 6.803 cursos ativos legalmente no país tiveram notas baixas no IGC ( Índice Geral dos Cursos), por isso, o Ministro da Educação Aloísio Mercadante anunciou severas punições, principalmente para as graduações com médias insatisfatórias, cerca de 10% do total avaliado, com nota entre dois e um em uma escala que chega até cinco.

As medidas mais enérgicas foram tomadas para a solução desse empasse, assim cerca de 207 cursos receberam o ultimato do MEC, ou melhoram o rendimento ou fecham as portas, para estes está temporariamente proibido o aumento das vagas oferecidas e 97 estão impedidos de realizarem processo seletivo. Para saírem dessa situação o curso deverá assinar um tratado com o governo no qual tem um prazo máximo de dois meses para acertar a carência de docência especializados e 6 meses para estrutura-se por completo.

Com tudo isso quem mais perde são os alunos, as graduações de desempenho inaceitável deveram cancelar seus processos abertos e os vestibulandos terão que remover suas inscrições para outra area ou unidade, o caso se agrava se o candidato já  foi aprovado no vestibular, segundo o Ministro da Educação passar não dá garantias de matrícula, assim, tanto esforço terá sido inútil. Infelizmente essas ações são necessárias, no Brasil está havendo uma crescimento desordenado de cursos superiores em sua maioria descompromissados com o verdadeiro papel do ensinar, construindo uma elite intelectual fraca e despreparada.

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