Profissões extintas no Brasil

O mercado de trabalho tem avançado à passos largos e muitas profissões acabaram sendo extintas. Isso tudo parece ser uma tendencia global, pois cada vez mais as empresas vem substituindo os seus empregados por funcionários mecanizados que podem trabalhar praticamente 24 horas por dia sem perca de eficiência. Muitas profissões acabaram se tornando “inúteis” e outras estão encaminhando para mesmo caminho. No decorrer deste artigo você saberá quais as profissões extintas no Brasil.

profissão
Uma das profissões praticamente extintas é a de sapateiro. (foto:reprodução)

Profissões extintas

Entre essas diversas profissões que foram se perdendo com o tempo, não conseguindo acompanhar o mercado de trabalho em constante movimento podemos citar:

Sapateiro: uma profissão que era largamente procurada no passado, mas com o tempo acabou se perdendo. Em algumas décadas atrás o sapato era um acessório muito caro e para que o dono não perdesse o calçado, este era levado à um sapateiro para que fosse feito reparados no calçado. Hoje em dia se um sapato já gasto é descartado  e o que fazemos, compramos outro.

Alfaiate: outra profissão que tinha alta importância. As melhores roupas eram feitas apenas por alfaiates, todas feitas sobre medida. Se você precisasse de uma roupa adequado ao seu gosto e gosto, procurava um alfaiate. Hoje em dia se você precisa de uma roupa, é só comprar roupas novas.

Telefonista: no inicio das transmissões telefonistas, antes de qualquer ligação, você tinha que passar por uma telefonista. Essa profissão deixou de existir com os sistemas automatizados de atendimento.

Afinador de piano: apesar de ser uma profissão muito prestigiada, tem se tornado desnecessário em meio as novas tecnologias, para ser um afinador de piano era necessário ter um ótimo ouvido para afinação, algo que necessitava de muita dedicação.

Relojeiro: antigamente ter um relógio era algo muito importante, até mesmo acertar a hora do relógio era algo difícil,  atualmente praticamente todo aparelho eletrônico tem um mostrador de horas.

profissão
Carteiro é uma das profissões que correm o risco de se extinguir futuramente. (foto:reprodução)

Profissões ameaçadas de extinção

Além das profissões que já se foram, ainda existem as profissão que estão se desfazendo aos poucos. Entre as várias profissões que estão sendo substituídas principalmente pela tecnologia podemos encontrar:

Caixa de banco: na verdade não só o caixa mas como o próprio dinheiro em papel tem um tendência em ser substituído por sistemas eletrônicos e dinheiro virtual.

Operário: o operário da linha de montagem é uma profissão de corre risco, apesar de está na base do sistema de produção é difícil pensar que essa profissão seja substituída por máquinas.

Condutor de Trem: não só os condutores de trem, em um futuro não muito distante, serão substituídos por um sistema que consiga operar sem condutores, como os pilotos automáticos por exemplo.

Carteiros: é possível que toda a correspondência seja entregue eletronicamente no futuro e o famoso sistema postal seja reduzido apenas para entregas de objetos e outras encomendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.