Procedimentos básicos para realização de cópias de segurança (backup)

O procedimento da cópia de segurança ou o famoso backup,  como é conhecido no mundo da informatica, é muito utilizado por pessoas e empresas que querem garantir que determinados dados não percam caso ocorra um erro com o computador ou com o sistema. E mesmo que  “perca” algum dado, você poderá recupera-lo através da cópia de segurança que você fez.

Formas de backup
Backup
foto: reprodução

Como funciona uma cópia de segurança

Existem varias formas de fazer uma cópia de segurança, o próprio windows tem um sistema que cria copias de segurança do sistema para que você tenha a possibilidade de restaurar o sistema como estava antes. Muitas empresas costumam fazer cópias periodicamente e essas cópias devem manter um ritmo de rotatividade para não pesar e manter sempre atualizada, de maneira á afetar minimamente o uso do sistema.

Métodos de cópia

Há várias maneiras de fazer um backup, entre as opções temos CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo ligado por USB, fitas magnéticas e ultimamente recursos onlines, essa última é uma novidade. Atualmente vários provedores investem no sistema de nuvem, onde você salva os seus arquivos em rede, também há a possibilidade de fazer isso em uma rede própria, algo comum em grandes empresas que querem manter seus arquivos sobre sigilo.

As mudanças da tecnologia

Antigamente realizar cópias de segurança era um problema devido o mínimo espaço dos disquetes que eram o único meio físico de transporte de arquivos e devido a baixa velocidade da internet. Hoje a maioria dos computadores funcionam com partições do disco rígido, geralmente o sistema operacional fica em uma das partições enquanto os arquivos do usuário ficam em outra, caso haja algum problema com o sistema os arquivos estarão seguros mesmo restaurando o sistema.

Fazendo um backup

Se você usa o windows, ele faz cópias automaticamente uma vez por semana, mas caso você queria fazer um backup manualmente basta ir na pasta de “ferramentas do sistema” no menu windows e depois em “restauração do sistema“, agora basta clicar em criar um ponto de restauração, assim se você precisar restaurar o sistema ele ficará exatamente como estava quando você fez o ponto de restauração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.