Problemas no fígado causa espinhas

Nos dias atuais é comum observar algumas pessoas com sinais de espinhas e cravos sobre a pele, muitas delas sofrem com problemas de pele, outras pelo uso de produtos cosméticos, mas boa parte apresenta essas pequenas erupções inflamadas. O local mais propício para o surgimento de espinhas é o rosto, justamente por ser uma região do corpo com maior oleosidade.

Causadores de espinha

Apesar de alguns fatores de causa das espinhas serem um tanto naturais, como a fase da adolescência, quando os hormônios estão sendo alterados, existem momentos em que as mesmas surgem e podem estar sinalizando alguns desequilíbrios no organismo. Assim como os sintomas de unhas e cabelos fracos, olheiras profundas, as espinhas também podem estar relacionadas a algum problema de saúde.

espinhas
As espinhas podem ser formadas por causa do mal funcionamento do fígado, mas existem outros fatores.

Observar as mudanças no próprio corpo é uma forma de prevenir e buscar um tratamento ideal de algumas doenças. As espinhas surgem devido a produção excessiva da glândula sebácea motivada pelas alterações hormonais e/ou genéticas, fazendo com os poros fiquem obstruídos com uma grande quantidade de sebo, aumentando a possibilidade de acumular bactérias, sobretudo a Propionibacterium acnes.

Quando esta se acumula nos poros, libera substâncias tóxicas e irritantes, e mesmo com a atuação das células de defesa, acabam surgindo inflamações com pus que chegam até à superfície com secreções e dá se as incômodas espinhas. Por causa dessa origem nos hormônios, é possível que problemas no fígado possam repercutir na incidência maior de espinhas.

O fígado possui uma função bastante importante, a de desativar a produção de hormônios quando os seus níveis estão demasiadamente elevados. As células hepáticas que o compõe, auxiliam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e ainda excreta toxinas e materiais residuais bem como esteroides, outros hormônios e outras emanações advindas do meio exterior.

Apesar de possuir grande capacidade de regeneração, se o fígado sofrer alguma deficiência, a saúde pode ser posta em risco, como no caso de doenças como a hepatite, cirrose e até mesmo gordura no fígado. Ao ser acometido, deixa de efetuar normalmente suas funções e portanto, acaba originando vários problemas, desde os mais simples como as espinhas até o comprometimento total do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.