Problemas das drogas na gravidez

A gestação é um importante momento na vida de qualquer mulher e nesse período gestacional elas devem se atentar a diversos fatores que podem ser prejudiciais tanto para o bebê quanto para a mamãe.

A maioria das doenças maternas são causadas por vícios em drogas e por esse motivo é extremamente importante que o uso dessas substâncias sejam evitadas durante a gravidez e a amamentação.

Tanto as drogas lícitas como as ilícitas podem ser fatores de graves doenças nesse processo de reprodução e o feto é o principal alvo por não ser independente, por nutrir tudo o que a mãe ingere e utiliza e pelo seu sistema ser totalmente inofensivo.

Principais drogas e seus efeitos

Cigarro (tabaco e fumo)

Essa substância afeta muito no crescimento do feto. Quando a mulher fuma durante a gravidez, pode causar o retardamento do desenvolvimento do bebê. As que possuem o hábito de fumar mais de 20 cigarros por dia, corre uma grande chance de o feto nascer prematuro ou com baixo peso e com doenças respiratórias.

Álcool

A quantidade de efeito que essas bebidas podem causar, variam da proporção e frequência de como são ingeridas.

Além do bebê não se desenvolver, poderá nascer prematuro, com baixo peso e com más formações no crânio ou na face, além de poder não conseguir desenvolver suas modalidades psíquicas e motoras.

Calmantes

Quando a mulher ingere muitos remédios controlados durante a gravidez, a criança sofre o risco de possuir diversas anomalias em sua formação, tais como o lábio leporino e o pálato fendido.

Já ao nascer, o bebê pode apresentar sintomas como o de abstinência, vômitos, respiração acelerada, irritabilidade, mudança frequente de humor, inquietação e tremores.

Cocaína

Essa é a substância que vem sido ingerida cada dia com mais frequência por mulheres. Ela faz com que o feto não se desenvolva, que tenha baixo peso, que possua problemas neurológicos, microcefalia e problemas na retina. Além disso, diminui o fluxo de sangue da criança, faz com que o nascimento seja prematuro em função do deslocamento da placenta ou por motivos relacionados a contrações precoces do útero.

Maconha

A maconha apresenta variações de efeito, afeta de acordo com a frequência e quantidade de sua utilização.

Podem causar retardo mental na criança e diminuição do seu peso ao nascer.

Principais riscos

Para os fetos

* Prematuridade;

* Baixo peso;

* Infecções;

Drogas x gravidez

* Problemas neurológicos;

* Deficiência em aprendizagem;

* Pobres habilidades motoras;

* Crescimento atrofiado;

* Cabeça pequena;

* Defeitos Congênitos;

* Morte súbita lactente.

Para mães

* Depressão;

* HIV/AIDS;

* Abuso físico;

* Parto prematuro;

* Doenças sexualmente transmissíveis;

* Baixo ganho de peso;

* Baixa auto-estima;

* Má nutrição;

* Pressão arterial elevada;

* Batimento cardíaco acelerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.