Problemas causados pelo lixo urbano

Um dos principais problemas ambientais constatados por diversos países do mundo é a poluição dada através dos lixos urbanos que não estão sendo descartados de maneira incorreta. Isso vem se tornando cada vez mais alarmante devido o aumento de consumo e o grande desperdício desses dejetos. O lixo é visto ainda como um problema socioeconômico, pois muito dinheiro é gasto em sua coleta e tratamento, no entanto o retorno é pouco .

Visando o meio social, é possível observar que diversas pessoas são afetadas pela demasiada concentração do lixo urbano, principalmente nas grandes cidades. Esse acúmulo exacerbado causa a poluição visual de todo o ambiente, a proliferação de insetos, maior transmissão de doenças e surgimento de novas, o entupimento de bueiros, enchentes e diversos outros fatores.

Classificação do lixo urbano

O lixo possui várias origens, devido a isso a sua separação se torna necessária para o momento da coleta, onde os resíduos diferentes possuem tratamentos finais singulares.

» Domiciliar: alimentos, plásticos, papéis, papelão, produtos deteriorados, vidros, entre outros;

» Industrial: madeira, borracha, resíduos alcalinos, cinzas, lodos, metais, cerâmicas, entre outros;

» Hospitalar: curativos, gazes, ataduras, embalagens, seringas, agulhas, peças atômicas, entre outros;

» Tecnológico: computadores, celulares, baterias, pilhas, máquinas de lavar, entre outros.

Estima-se que há 40 anos atrás a quantidade de lixo era muito menor se comparada com os dias atuais. Os principais fatores que levaram á isso foi o aumento populacional, aos diversos incentivos de consumo, inovações tecnológicas, a globalização avançada, falta de locais para o descarte desses dejetos, etc.

Problemas causados pelo grande acúmulo do lixo urbano
Rio cheio de lixo urbano.
(Foto: Reprodução)

A poluição se dá ainda com mais força em locais onde não existe coleta, com isso, os indivíduos realizam o descarte em locais inapropriados, tal como nas matas, córregos e encostas de rios. É comum ver pessoas doentes nesses locais pela falta da coleta de lixo. A sua acumulação ainda produz a médio e longo prazo um chorume, que contaminam o solo, provoca deslizamento de encostas, enchentes e assoreamentos de mananciais.

Os locais que contam com a coleta podem realizar o seu descarte de duas maneiras: Nos aterros sanitários, onde os dejetos são enterrados e compactados; E nos lixões, nos quais os lixos ficam expostos a céu aberto. Normalmente os lugares que abrigam esses depósitos ficam em áreas afastadas da cidade.

Vários indivíduos procuram os depósitos para recolherem alimentos, papéis, plásticos, papelões, latas, etc. Muitos se alimentam dos restos alimentícios encontrados, outros aproveitam alguns produtos para reciclar e vender posteriormente, para assim garantir o seu sustento e da  família.

Como controlar os problemas causados pelo acúmulo do lixo urbano?

A melhor iniciativa sempre é a conscientização das pessoas. Somente assim a diminuição do lixo urbano irá acontecer e por consequência a extinção gradativa dos seus problemas.

» Não jogar lixo na rua;

» Coleta seletiva;

» Realização de palestras para a conscientização de crianças, jovens, adultos e idosos;

» Menor produção de lixo por pessoa;

» Reciclar, reaproveitar e doar os produtos que não são mais utilizados;

» Mais aterros sanitários que possuem sistemas de drenagem e tratamento de resíduos;

» Saneamento básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.