Problemas causados pela falta de água no planeta

A água é considerada um dos elementos mais importantes do mundo, isso porque três quartos da superfície do planeta Terra são cobertos por compostos hídricos, além disso, representa cerca de 60% do peso de um adulto e é essencial para a sobrevivência da fauna e da flora.

Mesmo se tratando de um recurso abundante, sua escassez já vem sendo constatada há algumas décadas no Brasil, em toda a América Latina e em outros continentes do globo, processo que gera prejuízos e grandes impactos a toda a sociedade e ecossistema.

Problemas causados pela falta de água no planeta
Seca.
(Foto: Reprodução)

Pesquisas revelam que mais da metade da população mundial já está sendo atingida com a falta de água de doce (que é a considerada apropriada para o consumo e uso diário), processo gerador de consequências extremamente preocupantes, como a sede, a fome, precarização do saneamento básico, a dificuldade em administrar atividades diárias (como higienização) e as implicações econômicas e políticas.

Dentre os principais fatores que ocasionam a carência desse recurso, podemos citar a sua poluição, uso demasiado e inconsciente, exploração descontrolada, descarte incorreto de poluentes químicos, minerais e também do esgoto e irrigação de plantações.

Especialistas atestam em seus estudos que até o ano de 2020, esses impactos serão intensificados em cerca de três quartos, o que resultará em respostas completamente negativas, afetando milhares de pessoas, fazendo com que vivam no mínimo necessário de condições sanitárias, já que o consumo de água contaminada irá aumentar gradativamente.

Para tentar controlar esse quadro extremamente crítico e diminuir os danos futuros, a ONU (Organização das Nações Unidas) e outras entidades estão criando soluções que já estão sendo implantadas no mercado mundial, como:

» Aumento de contas
» Dessalinização
» Reaproveitamento
» Programas de sustentabilidade
» Menor distribuição dos recursos hídricos
» Despoluição dos rios, lagos e mares
» Conscientização da sociedade e das empresas
» Aplicação de multas para indústrias que desobedecerem as normativas impostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.