Problemas causados pela ação humana nos Mangues

Os manguezais são muito importantes para todo o ecossistema. Esses locais são ditos como lugares de transição entre ambientes marinhos e terrestres. São regiões úmidas e encontradas com mais facilidade em áreas tropicais e subtropicais.

Os mangues se formam nos encontros dos rios com o mar, a sua biodiversidade é muito rica, tanto em fator de animais quanto de plantas. Os impactos ambientais causados nos mangues são na maioria das vezes proporcionados por ações humanas, mas em alguns casos são ditosa por ações propriamente naturais.

Poluição do meio ambiente

A poluição do meio ambiente é um dos principais fatores de degradação da natureza e da extinção de plantas e animais em todo o mundo e isso não poderia ser diferente nos mangues. Esse processo em grande escala causa grande desequilíbrio ambiental, tal como uma alta taxa de desmatamento, drenagens e aterramentos dessas regiões.

Má distribuição do lixo

Manguezal

O despejo de resíduos em locais impróprios causam um grande impacto ambiental e destruição do ecossistema. Os mangues são ditos como locais com mal cheiro e sujos devido a esse fator e ao descarte do esgoto em suas águas.

Muitos aterros sanitários e lixões são construídos nos manguezais, o que ajuda e muito a elevar os índices da poluição, podendo fazer ainda com que haja uma anulação do ecossistema em determinada regiões.

Ocupação inadequada

Existem dois grandes problemas nas ocupações imobiliárias inadequadas dos mangues. Um deles é a ocupação desses locais em grande escala, que proporcionam aterramentos e desmatamentos na natureza.

As casas não possuem boa estruturação e tampouco padrões de segurança, o que causam riscos graves a vida das famílias que ali habitam. Outro ponto de grande discussão é essa ocupação indevida, que proporciona danos a outras localidades devido ao despejo de resíduos, poluição da água, etc.

Práticas ilegais

Os mangues ajudam a gerir e a desenvolver seres vivos e plantas e por esse motivo a sua proteção ambiental se torna tão necessária.Devido a ações humanas, como a caça predatória, as construções marinas, as extrações de madeira e diversas outras atividades ilegais que acontecem de maneira desenfreada, ocorrem grandes desequilíbrios ambientais nessas regiões.

É muito importante que denúncias sejam realizadas caso sejam vistas qualquer prática irregular na região dos mangues. Ter atitudes corretas de preservação mé a melhor forma de prevenir a extinção dessa área e de animais e plantas que ali habitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.