Probabilidade e estatística dicas para concursos

Dicas para Concursos: Probabilidade e Estatística

As disciplinas de probabilidade e estatística, são as que mais caem em concursos, sendo elas parte da matemática,  muitas vezes podem ser consideradas como matérias complicadas. Mas, estas disciplinas trabalham com conceitos interpretativos, ou seja, sabendo efetuar os cálculos  numéricos você acaba que solucionando a determinada equação. Além disso, essas matérias são frequentemente usadas no cotidiano de muitas pessoas e se aplicam em muitas questões.

probabilidades e estatísticas, matemática em concursos
foto: reprodução

Estatística

A estatística é a área da matemática que se utiliza da probabilidade, da frequência de eventos e de dados sobre qualquer que seja o assunto investigado para criar tabelas, gráficos, etc. Dando a possibilidade de criar uma estimativa, uma especie de previsão daquilo que pode vir a acontecer ou para criar comparações eventuais que podem gerar certa ideia sobre tal situação. Um exemplo são os dados de estatísticas que vemos nos jornais.  Em todo feriado eles passam uma estatística da quantidade de acidentes ocorridos em relação aos anos anteriores, ou até mesmo  em jogos de futebol, onde a estatística ajuda a criar uma situação de  possibilidades de vencedores e perdedores.

Casualmente a Estatística é dividida em dois ramos:

Estatística descritiva: É a área que procura,  da melhor maneira,  obter dados e ordenar os mesmos, para serem usados em experimentos ou analises.

Estatística experimental:  É a área  que fornece a interpretação, analise ou o método de um experimento.

Probabilidade

A probabilidade é trabalhada de diversas formas e sua origem está relacionada aos jogos de azar. Era uma forma dos jogadores determinarem a possibilidade de algo certo acontecer. Basicamente a probabilidade trabalha com  números de resultados que se quer obter, dividido pelo número de possibilidades total, sendo assim podemos afirmar:

Probabilidade = número de resultados favoráveis/número total de resultados possíveis.

Um exemplo seria com um dado:  Suponhamos que eu queira tirar um número par, o dado tem seis lados de 1 a 6, sendo assim existem três possibilidades de se tirar o número par, portanto seriam 3/6 assim temos 1/2 que é igual a 50% de chances, esse é o principio da probabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.