Principais problemas das cidades brasileiras

Descaso social e ambiental no Brasil
Problemas causados pela urbanização brasileira.
(Foto: Reprodução)

Desde os anos 50 a urbanização brasileira vem crescendo com uma grande relevância. Porém, esses avanços vem causando alguns impactos em várias regiões, problemas que afetam a vida e o convívio de todos os habitantes locais de diversas áreas. Esse grande inchaço relatado sobre as cidades, vem provocando um acúmulo demasiado de pessoas, fazendo assim com que a sua infraestrutura não seja capaz de beneficiar a todos.

Vários transtornos podem ser constatados dentro e em torno das cidades brasileiras, sendo os principais deles:

Desemprego

Mesmo com o aumento da geração de empregos no país, o Brasil apresenta um alto índice  de desempregado. Pesquisas revelam que esse processo vem acontecendo porque a economia, mesmo estando em crescimento, ainda não consegue gerar trabalhos suficientes á todos.

Muitos empregadores afirmam que a falta de qualificação profissional e de uma boa formação educacional também são alguns dos grandes motivos do desemprego no Brasil. Graças a isso, muitas pessoas vem optando por trabalhar de maneira informal, porém, nesses casos, o indivíduo não possui nenhum direito de receber direitos trabalhistas.

Educação

A educação, principalmente na rede pública, tem diversas dificuldades e problemas, tal como a falta de professores qualificados, baixos salários, greves, pequenos recursos didáticos, péssima estruturação das redes de ensino, violência dentro das instituições, baixo desempenho dos alunos, entre outros.

A baixa qualidade profissional e a deficiência educacional dos brasileiros se dão devido ao não investimento na área da educação no país e o descaso público em relação a esse importante conceito.

Saúde

A rede de saúde pública vem passando por uma crise que se arrasta há muito tempo, com falta de médicos, equipamentos, medicamentos, greves, hospitais lotados, mal estruturados, sem condições de uso, com obras paradas, entre outros. Os habitantes que mais sofrem nesse caso são os de classe baixa, pois não tem condições de pagar planos de saúde ou consultas particulares para ter um bom atendimento e cuidar da sua saúde.

Desigualdade Social

Um dos fatores preocupantes do Brasil é a demasiada desigualdade em relação a distribuição de renda, que faz com que o país seja cada vez mais desigual, pois uma pequena parcela de habitantes tem muito ( os considerados ricos), enquanto grande porcentagem vive na pobreza, na miséria.

Poluição

A poluição vem causando vários impactos não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Esse fator se faz prejudicial não somente para o meio ambiente, mas também para a saúde de toda a população (principalmente para crianças e idosos). A poluição dos rios, das ruas, do ar, o desmatamento e as queimadas são os fatores mais alarmantes em relação ao desencadeamento do efeito estufa.

Violência

A falta de segurança vem ocasionando cada dia, com mais frequência, o aumento de crimes praticadosd no país. Através das notícias dadas nos telejornais, rádio, internet, etc,  vemos várias cenas de assaltos, mortes, roubos e agressões físicas em todos os estados brasileiros.

As injustiças sociais e a falta de maior rigor ao cumprimento das leis são dois fatos constatados como os principais ocasionadores da insegurança que vivemos atualmente.

Transporte

Os transportes públicos tem muitas deficiências que devem ser resolvidas, tanto para o benefícios dos seus usuários quanto para os que trabalham com ele. O aumento das passagens, greves e paralisações de funcionários, a mal operação dos meios de transporte e o descaso com os passageiros são os fatores alarmantes dessa categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.