Principais dúvidas das noivas

Casar é o sonho de muitas mulheres, desde pequenas são indiciadas ao mundo em que o amor é a melhor saída, que um dia irão encontrar o príncipe encantado, ter muitos filhos e formar uma família. Inicialmente, tudo isso parece ser bem fácil e prático, mas todo o processo de união do casal exige tempo, organização, dinheiro, paciência e dedicação.

A decisão de casar está tomada, mas como organizar todo o casamento? Quais as documentações necessárias quanto a cerimônia civil e religiosa? Qual data escolher? Fazer festa ou não? Contratar buffet ou não? Bom, estas e outras inúmeras dúvidas surgem a todo o momento até o dia do casamento e para que nada saia errado, é necessário saber de cada um desses detalhes.

Confira abaixo um tira dúvidas e fique por dentro de como preparar um casamento com sucesso:

Data

Indica-se que a data seja escolhida com um ano de antecedência da realização do casamento, para que o casal tenha tempo de preparar toda a cerimônia com calma.

Local

A igreja escolhida para a realização do casamento deverá ficar no consenso entre os noivos. Para contratar esse serviço, é necessário que ambos se destinem ao local, marque a data e o horário da cerimônia.

Casamento civil e/ou religioso?

Principais dúvidas das noivas
Noiva com o buquê de rosas na mão.
(Foto: Reprodução)

Essa escolha vai variar da decisão dos noivos, mas para os casais que possuem muita fé, indica-se que além dos procedimentos civis, que os religiosos também sejam aderidos. 

Documentação

Os documentos pessoais do casal são essenciais para apresentação, tanto na solicitação do casamento civil quanto religioso. O das testemunhas e padrinhos também poderão ser solicitados. Portanto, procure deixar toda a papelada em dias para que nada dê errado.

Gastos

O casamento civil, o religioso, a festa e tudo o que arremeter a cerimônia dos noivos irá proporcionar gastos. Por isso, é necessário ter uma quantia razoável para custear todos os custos. O valor bruto de todo esse processo vai variar de acordo com os gostos do casal e suas exigências.

Comprar ou alugar o vestido de noiva?

Comprar o vestido é caracterizado como um gasto muito elevado, por isso, alugar ou mandar fazer por vezes sai bem mais em conta.

Cerimônia

É importante que todo o ritual da igreja seja seguido, mesmo que com algumas modificações. Lembre-se de que todos deverão treinar a entrada e a saída na igreja, para que no dia do casamento todos fiquem em seus devidos lugares.

Buffet

A contratação de buffet’s deve ser realizada tempos antes da cerimônia, para conseguir manter a data fechada com a empresa. Procure saber a qualidade dos seus serviços no mercado, para que não existam chateações durante a festa.

Festa ou reunião familiar?

Essa decisão irá depender do gosto do casal e também de suas finanças. Para quem deseja economizar, existem restaurantes que realizam essas reuniões, onde todos comemoram o casamento, mas cada um custeia seu consumo, muitas vezes com desconto, de acordo com a quantidade de pessoas.

Dia de noiva

Um bom salão de beleza ou profissional da área deve ser procurado e contratado anteriormente para o grande dia, deixando a noiva ainda mais bela. Existem muitas empresas no mercado estético que fecham pacotes de maquiagem e cabelo para a noiva, madrinhas, damas de honra, etc, fazendo pacotes com descontos relevantes.

Lua de mel

Esse é considerado como um dos mais importantes momentos da vida do casal, pois unem seus corpos pela primeira vez após o casamento. Para quem possui um dinheirinho extra, procure viajar por alguns dias, mas se a situação estiver um pouco apertada, prepare um ambiente completamente romântico em casa ou em um hotel e aproveite a noite!

Contratar ou não uma agência de cerimonialistas ou assessores?

Essa é uma excelente dica organizacional para quem não sabe por onde começar os preparativos do seu casamento. Mesmo gerando um custo a mais, a ajuda destes profissionais proporciona maior facilidade aos noivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.