Primeiros socorros para queimaduras

Acidentes domésticos, de trabalho e de várias outras áreas (tanto profissionais, quanto sociais) costumam acometer inúmeras pessoas no dia-a-dia, manifestando traumas para suas estruturas corporais, como as queimaduras, que são causadas através do contato com agentes térmicos, químicos, radioativos e/ou elétricos.

Esse transtorno costuma acometer as camadas da pele dos indivíduos, órgão classificado como o maior de todo o organismo humano, tendo como suas principais funções a regulação da temperatura corporal, prevenção da desidratação e possíveis infecções de outros tecidos e sistemas.

Geralmente, quando as queimaduras são provocadas, o local afetado fica deformado, podendo vir a promover incapacidades temporárias ou permanentes e até mesmo o óbito do enfermo. A sua classificação varia de acordo com a espessura e profundidade das lesões, sendo elas:

Primeiros socorros para queimaduras
Acidentes domésticos são considerados as principais causas de queimaduras no Brasil.
(Foto: Reprodução)

1° grau

» Atinge somente a epiderme.

» Sintomas: dor, sensibilidade e vermelhidão.

2° grau

» Acomete a epiderme e a derme.

» Sintomas: dor, formação de bolhas, ardor, sensibilidade térmica e vermelhidão.

3° grau

» Atinge todas as camadas da pele, podendo ainda alcançar os nervos, todo o tecido gorduroso e os ossos em alguns casos.

» Sintomas: destruição da pele, pouca dor, pele escurecida ou esbranquiçada, enrugada, perda da sensibilidade, ressecamento e rigidez.

Primeiros socorros

De acordo com as orientações médicas, os primeiros procedimentos que devem ser realizados e respeitados em casos de queimaduras são:

» Colocar a região que foi exposta a queimadura em água corrente, em temperatura natural entre 10 à 15 minutos, para que haja um resfriamento do local;

» Retirar todos os acessórios do corpo, como anéis, relógio, pulseiras e etc;

» Não estourar de forma alguma nenhuma das bolhas que se formaram pela pele, pois isso aumenta as chances do indivíduo adquirir uma infecção;

» Eliminar a fonte de calor utilizando água ou um pano para abafar;

» Levar o enfermo ao médico imediatamente, em casos onde a queimadura seja visivelmente profunda ou maior que a palma da mão.

O que não se deve fazer…

De forma alguma devem ser inseridos produtos como pasta de dente, manteiga, óleos, pomadas, margarina ou qualquer outro elemento. Apenas a água corrente deve ser aplicada, caso contrário, maiores complicações podem ser produzidas na região afetada.

Atenção!

Se proteja de todos os agentes que podem vir a provocar qualquer tipo de queimadura, além de serem desconfortantes, ainda colocam em risco a sua vida. Em casos de acidentes moderados ou graves, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193) informando o estado do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.